Após dois anos de estudos, reuniões e discussão a Capela da Enseada em São Sebastião foi enfim reformada e será entregue à população como um Museu da História Caiçara. Desprezada pela Diocese de Caraguatatuba, outras Capelas espalhadas pela região aguardam o mesmo destino favorável dedicado a Capela da Enseada. O Contra & Verso acompanha o caso desde 2018.

A História do Litoral Norte, seja pelos locais, seja ao longo dos anos em determinados momentos, seja pelo lado Religioso está sendo esquecida, colocada em segundo plano dia após dia, mas nem tudo está perdido. A Capela da Enseada, localizada no bairro do mesmo nome, as margens da Rodovia SP-55, na zona norte de São Sebastião foi totalmente reformada e vai se tornar um Museu da História Caiçara após dois anos de tratativas para a formalização do projeto, para o estudo visando manter a arquitetura original, bem como a busca de verbas e convênios para regularizar a parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

A reforma foi feita graças ao empenho dos Servidores da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna – Fundass – que transformou a antiga Capela Bom Jesus, nome original do local, no mais novo Museu da História Caiçara, preservando o acervo religioso na cidade e região.

Agora com o nome de Memorial do bairro da Enseada, a antiga Capela Bom Jesus vai difundir e preservar o bairro da Enseada, seja na sua história, na cultura, na religiosidade, mitos e lendas dos moradores, dos pescadores, as famílias, a cultura Caiçara, dentre outros. Chamada de “Igrejinha” pelos moradores mais antigos, a antiga Capela Bom Jesus, hoje rebatizada de Memorial do Bairro da Enseada foi construída em meados do Século 20 graças ao esforço e vontade das famílias Caiçaras do local, sendo uma das primeiras Capelas construídas no Brasil Colonial. O Memorial vai integrar a Rede Municipal de Museus, mantendo viva a história do bairro e do povo de São Sebastião. A antiga Capela Bom Jesus tem cerca de 200 metros quadrados de construção e além da reforma do prédio, o seu entorno foi revitalizado e pavimentado, com a criação de um local para encontros, festas tradicionais, eventos culturais e feiras de artesanato. Haverá uma segunda área, também pavimentada para estacionamento, próximo ao Rancho de Pesca e ao ponto de Selfie. O novo Memorial, assim como as outras 12 Capelas estão protegidas pela Lei Municipal 943/1994.

Capela de Bom Jesus da Enseada

A Rede Municipal de Museus está sendo criada pela Prefeitura de São Sebastião com o intuito de inserir em cada bairro e comunidade um Acervo Cultural do seu bairro local. Equipes de Mediadores para o atendimento dos futuros visitantes serão criadas e treinadas, obtendo conhecimento e know-how nos Museus de São Paulo.

O Blog Contra & Verso acompanha o fato desde Agosto de 2018, quando publicou matéria referente a Capela Bom Jesus em São Sebastião e a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, localizada no bairro do Tinga, na zona sul de Caraguatatuba, mais precisamente na Estrada do Kartódromo, que foi construída e mantida pela família Meirelles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *