Calçadão Santa Cruz 2

 

A Primavera costuma ser a estação das transformações. No tempo da Guerra Fria tivemos a Primavera de Praga e atualmente a Primavera Árabe marcou o prelúdio de mudanças e acontecimentos nas terras milenares de regras e tradições únicas. Em Caraguá o final do inverno e a chegada da Primavera simbolizam o caos econômico e comercial do município.

Estamos a beira do Caos. Realmente o caos comercial, financeiro e econômico chegou as nossas portas e vislumbra um futuro triste, negro e bastante conturbado. Que o país está em crise não há dúvida, mas aqui, em terras Caiçaras o efeito foi ainda maior, mais devastador, implacável.

A visão da cidade se assemelha as localidades abandonadas dos filmes de Bang Bang, onde as touceiras de mato corriam pela rua principal. Não há uma rua onde não se tenha pelo menos 2 comércios com portas fechadas e outros com placas de aluga-se. Nos Shoppings, Galerias e Centros Comerciais os corredores contam inúmeras lojas vazias, a espera de negociação, disponibilizadas para comerciantes que não tem coragem de investir, ora por não terem dinheiro, ora por temer que o investimento não seja frutífero.

Mas ainda existem grupos de comerciantes que lutam insistentemente para não sucumbir, não fechar. Redução de Funcionários, renegociação do aluguel, redução do espaço de venda. São várias as lojas e estabelecimentos comerciais que tinham 2 ou 3 lojas e hoje trabalham com apenas 1 porta.

Por outro lado ainda podemos ver negociantes que tem um bom movimento no dia de sua abertura e inauguração, mas assim como nuvem passageira, de 7 a 10 dias depois da abertura a loja fica vazia, deserta, um verdadeiro marasmo ao longo de todo o expediente.

Todos os tipos de comércio e prestação de serviço estão sendo prejudicados com a situação. Um grande empresário da noite fechou as 2 casas noturnas que tinha e hoje está enclausurado, pois a situação econômica do país não lhe deu perspectivas de crescimento e investimento. As outras casas noturnas restantes estão por um fio e uma delas, localizada em ponto nobre está a venda com preço final reduzido em 40%.

Tudo isso pode melhorar??? Torcer para o Verão pode ser a maneira mais confortável de obter um estímulo, uma suposta salvação, um voto de confiança, mas é bom não acreditar demais nisso. A Previsão do Tempo fala que o próximo Verão será do El Niño, onde o superaquecimento das águas do Pacífico provocam chuvas sem fim no Litoral Brasileiro. Pelo menos poderemos afastar o fantasma do desabastecimento de água.

Em dias de tempos difíceis as melhores opções são: Paciência, Raciocínio, muito Trabalho e nunca deixar de investir em divulgação, em propaganda, pois Rockfeller já dizia: “Se me restasse um dólar na vida, investiria em propaganda!!!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *