Caraguá a Gosto perde número ao longo dos anos

Banda de Jazz_Caraguá a Gosto 25

O maior evento gastronômico de Caraguatatuba, o Caraguá a Gosto passou por sua 10ª Edição apresentando queda no número de visitantes. Vários são os motivos, mas o principal aparenta ser o da hora de reformular, reorganizar e para isso, em 2016 a música estará presente e será incluída na atração.

O Caraguá a Gosto é o maior evento gastronômico da cidade e estrategicamente realizado na baixa temporada, no mês de agosto, onde o morador local, turista ou veranista visita os Restaurantes, Quiosques, Bares e Pizzarias concorrentes e experimenta os pratos selecionados por cada um para concorrer. Ao final o cliente preenche uma ficha, dando nota para o prato, para o garçom, serviço e atendimento. Os melhores são premiados e os garçons sorteados também são premiados.

Este ano os premiados foram: Na categoria Bar, Bar do Hélio com o prato Malandrinha; Categoria Quiosque, Quiosque do Marquinhos com Bolinho de Feijoada; Categoria Pizzaria, D’Olivino Pizzas Artesanais com Saporito Carciofi e na Categoria Restaurante A La Carte, Kintal do Neno com Parmeggiana do Kintal.

Mas nem tudo são pratos, prêmios e flores no Caraguá a Gosto. Os números mostram uma grande queda em anos anteriores e estranhamente tiveram uma alta em 2014, para cair novamente este ano, o primeiro com apoio de Mídia Televisiva. Mais estranho é justificar a queda de 2015 na crise financeira, que teve também Obras na Tamoios e a Epidemia de Dengue, conforme também declarações do vencedor Hélio Gomes, enquanto que em anos anteriores a economia andava bem e os números foram baixos também.

 

Ano Estabelecimentos Fichas La Carte Bares Pizzaria Quiosque
2011 Dados Não Foram Fornecidos Pela Setur
2012 34 8.235 3.885 1.536 2.184 720
2013 31 6.444 3.104 1.909 937 494
2014 Não fornecido 12.800 n/f n/f n/f n/f
2015 35 7.835 4.383 1.426 1.341 685

 

Para aumentar os números e firmar o evento como referência no ramo no Litoral Norte e Região Metropolitana, a Secretaria de Turismo decidiu inovar, renovar, reorganizar e reagrupar para melhor atacar. Estas estratégias quase militares incluem apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e do Sebrae, além do Bourbon Street.  De acordo com o Secretário André Procópio esse “braço cultural” do Caraguá a Gosto 2016 será o Festival de Jazz e Vinhos, de 5 a 7 de agosto. Existe ainda a sugestão do CONTRA & VERSO para uma degustação popular dos pratos que irão concorrer no evento, sugestão essa considerada interessante por parte da Secretaria, mas que dependia de uma melhor discussão. Entre os participantes a idéia não foi muito bem aceita, devido a estrutura usada.

O Caraguá a Gosto é um ótimo evento e tem tudo para se manter e crescer a cada ano, resta saber se as alterações serão bem aceitas e se um estudo e uma melhor análise colocarão um fim as variações de fichas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo