A vinda da Base de Gás da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) é um assunto abrangente que representa as grandes transformações que o município terá nos próximos anos. Como tal, merece uma continuação por parte deste colunista.
No texto anterior já dissemos o que virá, os números e as possíveis mudanças. Mas o que elas tem em relação com a Comunicação Empresarial e o comércio em geral?
É bom frisar que o momento é ótimo para iniciar um investimento pensando na Base de Gás, pois um nome solidificado, com conhecimento, experiência e uma clientela definida terá maiores chances de cativar e conquistar os novos consumidores que certamente virão e ávidos por gastar, ter conforto e uma qualidade de vida.
Vejamos bem, você quer investir e ter um negócio esperando a Base de Gás? Defina antes qual segmento de mercado deseja atender e se você quer trabalhar para os moradores locais ou os turistas. Parece que não há diferença mas existe sim. Só quem conhece Caraguatatuba sabe o que eu estou falando.
Como eu falei dos comércios antigos, que terão privilégios ante os novatos, é bom entender que se os antigos não se prepararem, não aproveitarem o bonde da história, perderão facilmente para os novatos.
Devido ao segmento A que se formará na cidade, estabelecimentos como uma Escola de Luxo, restaurante a la carte com mais gabarito, um bar com música ao vivo ao velho estilo Pub Inglês e até um Café, com requinte da capital, certamente estarão se instalando com o tempo.
Falar no mercado imobiliário é se referir a um campo que terá mais expansão do que a construção de Brasília. Bairros como Pontal Santamarina, Indaiá, Golfinho e a Martin de Sá com os seus apartamentos vazios e ociosos sofrerão um boom imobiliário, ou seja, serão ocupados, seja pelos novos moradores, como por investidores atraídos pelas mudanças e desejosos por férias de verão num local melhor.
Todos os tipos de comércio serão criados e enfrentarão um concorrente novato em alguns anos. Lojas de Departamento, marcas nacionais de roupas, acessórios e de alimentação virão se instalar na cidade berço do gás no Litoral Norte
Infelizmente alguns outros comércios, aqueles que não são bem vistos pela sociedade, também serão formados na cidade. A violência e a criminalidade tenderão a aumentar e apenas uma ação conjunta entre os órgãos de segurança e a Prefeitura local – vide Guarda Municipal – poderá contornar o problema.
É bom frisar que haverá um aumento de pessoas nas classes B e C, bem como o aumento no poder aquisitivo das classes D e E. São vários os empreendimentos que poderão atender a estas classes e o empresário de visão deverá observar isto e investir para conquistar lucros.
Finalizando, se você quer entrar para a história e se preparar para as transformações na cidade, basta esquematizar o que deseja e contratar um profissional especializado em Comunicação Empresarial e Assessoria de Comunicação, para solidificar seu nome perante a concorrência e manter uma equipe coesa para enfrentar os novos tempos.