Ética

Ética

A Ética é um conjunto de normas e regras que regulam os limites das relações humanas. Acima de tudo a Ética é amplamente utilizada no mercado e na Comunicação Empresarial. A Ética nasceu do instinto avassalador do ser humano, de suas nuances, seus desejos, aspirações e demandas. O mercado é a mais pura representação dos anseios dos seres humanos, tendo sido criado a sua imagem e semelhança.

Ser ético é algo tão comum quanto ser honesto, trabalhador, respeitador das leis e pagador de suas obrigações. É verdade que o mercado nunca foi ético, desde que nasceu, mas atualmente e com o implemento da Comunicação Empresarial você pode deixar o “jogo sujo” de lado, pois os mecanismos da comunicação o colocam dentro da atual doutrina do “politicamente correto”, deixando as safadezas para os maus empresários.

É comum nos tempos de hoje você conquistar um cliente por praticar um preço baixo. Você pode até “conquistar” um formador de opinião, um cabeça de chave que irá atrair outros clientes, recebendo um grande benefício para atraí-los, dando aos outros pequenos descontos. O que você empresário, empreendedor ou comerciante não pode fazer é atrair para si novos clientes usando como base a depreciação do concorrente, sem ter nada de novo ou melhor para oferecer, a não ser o desconto. O normal nestes casos é depois de um certo tempo, meses quando o caso for uma loja ou um ano, quando for uma escola, estes clientes que receberam um simplório desconto saírem, criticando o estabelecimento que o serviu, o que irá ferir a imagem deste comércio ou prestador de serviço perante a sociedade.

Hoje em dia você conquista o cliente não apenas pelo preço, mas pela comodidade, conforto, garantias e privilégios que terá com você. Em resumo, você não vai trazer o cliente apenas porque a sua calça jeans é mais barata, mas porque o seu atendimento é melhor, sua loja é mais bonita, seu crediário é mais tranqüilo e suas opções de pagamentos são melhores e mais cômodas ao cliente.

Se o caso for uma escola, o empresário deverá oferecer opções em esporte, um modelo de ensino mais moderno, um estilo pedagógico mais voltado para a atração do aprendizado pelo aluno, sem contar instalações confortáveis, uma cantina com um mix de alimentação nutritiva, laboratórios e segurança ao aluno.

Mas como a Comunicação Empresarial participa da doutrina do “politicamente correto”?. Simples, se a empresa contratar um profissional especializado na área fará todo um trabalho de comunicação interna e externa, mantendo seus clientes e conquistando os não clientes, não necessitando de reuniões secretas, fofocas, difamações descabidas, jogo sujo vulgar e de baixo calão. A Comunicação Empresarial e a Ética estão aí para fazer um mundo novo, mais limpo, descente e competitivo.