Visando as Eleições Gerais de 2022 tem início as articulações políticas dos líderes e seus respectivos candidatos. No Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba há pelo menos 45 dias as reuniões, estratégias, convites e acordos tem tomado corpo e forma, visando eleger Deputados Federais e Estaduais que irão representar a cidade e por conseguinte a região. As lideranças tem se movimentado bastante neste sentido.

A Política Brasileira, ou melhor, o Calendário Eleitoral do país define Eleições há cada dois anos, sejam elas Eleições Gerais para eleger Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais ou Eleições Municipais, apenas para Prefeitos e Vereadores. Neste caso serão Eleições Gerais, com o pleito Municipal ficando para 2024.

As Eleições no Brasil, sejam Gerais ou Municipais é uma mão de duas vias, pois aquele que recebe apoio num pleito retribui o apoio no escrutínio Municipal. Sendo assim, os nomes que estiverem na boca do povo em 2022 e conquistarem ou não sua cadeira, darão apoio aos candidatos para a Prefeitura ou Câmara Municipal em 2024.

Um velho sonho político é que cada região tenha o seu representante, seja em Brasília, na Câmara Federal, seja na Assembléia Legislativa em São Paulo, mas infelizmente as lideranças nunca chegam a um acordo, seja pela falta de sintonia política, seja pela falta de um nome que agrupe a maioria ou as melhores lideranças políticas de uma cidade ou região. Neste caso a melhor opção é a de apoiar candidatos que pelo menos tenham ligação política com a região, visando manter uma sintonia política e espaço no Legislativo e Executivo Federal ou da capital estadual.

Mas vamos aos nomes que figuram no momento como os primeiros candidatos declarados ao Legislativo. É bom frisar que neste texto falaremos de candidatos a Deputado Estadual e Federal, pois até o momento não houve movimentação em torno de nenhum nome para Senador e muito menos para Governador ou Presidente da República.

Surgem como os primeiros candidatos a uma vaga no pleito de Outubro o ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva, o Presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva e Ambientalista Carlos Lothar. Vamos por partes, quanto ao ex-Prefeito o seu nome foi lançado mas nada ainda é certo, pois os comentários nos bastidores políticos dão conta de que ele pretende testar o nome, posto que está fora da vida pública há oito anos e baseado nos mesmos comentários, amigos próximos teriam dito que neste espaço de tempo a cidade recebeu um grande número de novos moradores que desconhecem totalmente quem é o ex-Prefeito. Por outro lado a sua candidatura carrega o peso da dúvida, pois mesmo com a lei recente assinada pelo Presidente Bolsonaro não se tem certeza de que Antonio Carlos estaria elegível com a dúvida se a lei daria o benefício da retroatividade ou se teria validade apenas a partir de sua assinatura. Ainda sobre o ex-Prefeito comentaristas políticos de plantão alegam que anunciar a sua candidatura é um estratagema para manter o seu grupo unido, evitando rupturas, divisões ou o seu desmantelamento.

Ribamar Silva é o Presidente da Câmara Municipal de Osasco, eleito por boa margem de votos e que busca votos em Caraguatatuba e em todo o Litoral Norte, tendo como coordenador e apoiador máster o ex-Vereador Duda Silva, que irá usar do seu apoio e estrutura política para ajudar a eleger o Parlamentar e leva-lo a Brasília. Duda Silva retorna depois de um período Político/Sabático, onde repensou sobre seus atos, reagrupou amigos e correligionários e aperfeiçoou estratégias políticas visando eleger Ribamar e retornar à Câmara em 2024.

Carlos Lothar é outro nome que surge forte no meio político local. Ambientalista com cargo na Secretaria Estadual do Meio Ambiente conta com o apoio dos medalhões da política local como Wilson Gobetti, Gílson Mendes, Baduca Filho, Celso Pereira e a coordenação de Nivaldo Alves, além da proximidade e afeição do Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior. As ligações de Lothar com a cidade são grandes e descendem de muitos anos, o que o beneficia para cativar o eleitorado e almejar a Assembléia Legislativa na capital. O cenário ainda é inicial e promete muitas novidades e emoções. É aguardar para ver!!!

Existem outros nomes que ainda são incertos e não foram confirmados, até aqueles que tem por base o malefício e aparecem posando em fotos com líderes de renome que mais se assemelham ao famoso Mate Leão, aquele que já vem queimado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *