Passada a Eleição da Pandemia fica a nova composição da Câmara Municipal de Caraguatatuba e a certeza de que o Blog Contra & Verso acertou na previsão entre Eleitos e Reeleitos. Conheça como fica o novo Legislativo local, que a partir de janeiro de 2021 terá a função de elaborar Leis e Fiscalizar o Executivo.

Os 15 membros do Legislativo Caraguatatuba são: Tato Aguilar, Marcos Kinkas, Cristian Bota, Aurimar Mansano, Antonio Carlos Júnior, Baduca Filho, Carlinhos da Farmácia, Dé Construtor, Marcelo Pereira, Celso Pereira, Aguinaldo Butiá, Fernando Cuiú, Jameson Chick Show, Jair Silva e Vera Morais.

Destes foram reeleitos Tato Aguilar, Aurimar Mansano, Carlinhos da Farmácia, Celso Pereira, Aguinaldo Butiá e Fernando Cuiú. Os novos eleitos são Marcos Kinkas, Cristian Bota, Antonio Carlos Júnior, Baduca Filho, Dé Construtor, Marcelo Pereira, Jameson Chick Show, Jair Silva e Vera Morais. Entre Eleitos e Reeleitos mantêm-se a tradição política dos últimos 20 anos, de renovação na casa dos 40 a 60%.

Quanto aos partidos a composição é esta: São três dos partidos PSD, PSDB e PV, dois do MDB e um de cada partido PP, PRTB, PSC e PTB. Com base nestes números o Prefeito Reeleito terá maioria com 10 Vereadores, restando apenas cinco como opositores. É bom lembrar que esta é uma análise primária e rasteira, pois ao longo do mandato tudo pode acontecer.

Dentre os eleitos alguns já fizeram parte da bancada, tomando assento no plenário; Baduca Filho e Jair Silva. O primeiro até a gestão 2013/2016 e o segundo no atual mandato, por alguns meses, no lugar de Duda Silva, que havia tomado posse na Secretaria de Habitação. Para outros dos eleitos a Câmara Municipal não é um mar desconhecido ou um lugar que se desconheça como andar e lidar. Marcos Kinkas foi Assessor do Vereador Tato Aguilar e Marcelo Pereira de seu pai, o ex-Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira – que está fora do cenário político local há pelo menos duas gestões.

Por outro lado alguns dos eleitos nunca tiveram qualquer contato com o Legislativo, sendo no mínimo como frequentadores em Sessões Polêmicas. Cristian Bota, Jameson Chick Show, Vera Morais e Dé Construtor.

Analisar pelo partido e dividindo entre situação e oposição, podemos dizer que o novo Quinteto de Oposição, ou o G5 será formado por Fernando Cuiú, Celso Pereira, Antonio Carlos Júnior, Jameson Chick Show e Aurimar Mansano, com a expectativa de debates acalorados entre os filhos dos ex-Prefeito José Pereira de Aguilar e Antonio Carlos da Silva, respectivamente Tato Aguilar e Antonio Carlos Júnior. Quanto aos novatos espera-se que cumpram a função básica da Vereança a qual foram confiados por seus eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *