*Stefan Massinger
Tem um velho ditado dizendo, que “dinheiro não lhe compre felicidade. Mas compre vinho, que é quase a mesma coisa!” Parece brincadeira, mas sim, vinhos são algo de se pensar, quando pensamos em investimentos. Claro, que não estou falando do nosso camarada honesto, que estamos tomando no nosso dia a dia com nossos amigos. Pode estocar na sua adega sim, mas mais par anão faltar e brindar momentos de alegria e nem tanto para investimento em valores, que gerem rendimentos.
Mas existe um segmento no mundo dos vinhos, que está cada vez mais atrativo para investidores, porque outros objetos estão sendo cada vez mais volátil. O mercado secundário de vinhos finos continua a ser um investimento melhor do que ouro e ações por exemplo! Enquanto as bolsas internacionais entraram em colapso em 2022, os preços dos vinhos finos continuaram em tendência de alta. Seus retornos estão atualmente bem acima dos do ouro e da maioria dos principais índices de ações, como o S&P 500 (EUA) e o FTSE 100 (Reino Unido).
Segundo dados da empresa de investimentos londrina Cult Wines, os vinhos finos conseguiram aumentar seu valor em mais de 20% no ano passado. No relatório anual de 2022, os melhores vinhos superaram em muito os ativos financeiros tradicionais. Eles eram, portanto, “relativamente imunes a um ambiente macroeconômico volátil”. Como resultado, espera-se que os investidores continuem procurando por ativos tangíveis, como vinhos premium em 2023, já que a inflação em muitos países permanece em máximas de várias décadas. Os borgonhas registraram o maior crescimento em 2022: o Cult Wines Burgundy Index aumentou 31,31% no ano, seguido pelos champanhes, que aumentaram 19,35%.
Então, bora comprar vinhos finos, basta ter a disciplina de não ser atraídos por eles na adega de abrir logo eles. Investimento quer dizer de comprar o vinho agora e deixe no mínimo uns 5-8 anos quietinho, apenas observando o preço dele subindo e eventualmente participando em leilões comprando e vendendo eles e colhendo as frutas monetárias, que eles criaram. Tim tim!
* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, sendo embaixador do grupo Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina. Hoje atua também como consultor independente de negócios, capacitando empreendedores e empresários através de palestras, cursos e treinamentos.