Há exatos três anos, em 22 de fevereiro de 2015 nascia o Blog Contra & Verso, com a tarefa de ser uma referência no Jornalismo do Litoral Norte e adequando-se as novas tendências de Comunicação, que exploram cada vez mais a Internet e as Redes Sociais. Baseando suas pautas nas Editorias de Geral, Política, Turismo e Gastronomia, o Contra & Verso marca posição no mercado regional com um conteúdo diversificado e estritamente local.

O Blog Contra & Verso nasceu devido a escassez do mercado tradicional e como uma alternativa frente as novas tendências do mercado de Comunicação, que são a Internet e as Redes Sociais. Nos últimos 10 anos os Blog e o Jornalismo Eletrônico tornaram-se a maior e melhor opção para a divulgação de notícias e ideias, além de um conteúdo que mistura informação e opinião.

O Contra & Verso enquadra-se fielmente nesta nova linha de pensamento, inicialmente no seu nome, na raiz da questão, onde o Contra significa o contraditório, o polêmico – primórdio do Jornalismo – e o Verso simboliza a produção própria de textos, assim como o Poeta, que não copia o que uma outra pessoa já tenha feito.

No Contra & Verso você encontra Editorias há muito esquecidas pela imprensa do Litoral Norte como a Foto Legenda e a Crítica Gastronômica, além de textos opinativos sobre diversos assuntos como Política, Turismo e o Mundo Empresarial. Além disso no menu do veículo você encontra Textos Diversos, Vídeos e informações exclusivas sobre o que acontece em Caraguatatuba. Ao longo do período tornou-se destaque a Coluna Política Blogueando, narrando numa mescla de humor com acidez os bastidores do poder local.

Durante estes três anos o Blog já produziu mais de 1.000 textos exclusivos e pelo menos 1.850 imagens entre fotos e ilustrações, além de mais de 300 horas de entrevistas, sejam elas gravadas, por telefone e ao vivo distribuídos nas suas 10 Editorias, com publicações de Segunda a Sexta-Feira e reprise das matérias da semana aos domingos nas Redes Sociais.

Nestes 36 meses os números atestam o sucesso, a audiência, suas visitas e visualizações, além da média, comprovando a eficácia do veículo e a sua posição como referência neste segmento de mercado em Caraguatatuba e no Litoral Norte.

No primeiro ano foram 497 textos com números que ultrapassaram os índices de Blogs com mais tempo de vida e do mesmo segmento no Jornalismo. As médias oscilam entre mais visitantes lendo poucos textos ou menos visitantes lendo vários textos do Blog diariamente. Este grande número se deve, na sua maioria, na inclusão do portfólio do Redator do Blog para a formação de conteúdo do site.

Em 2016 a produção foi de 259 textos inéditos que resultaram num aumento visível de visualizações e visitas, aumentando a média de textos por visitante. A diferença entre 2016 e o ano anterior é que no ano de estreia o site teve apenas 10 meses, pois nasceu em fevereiro.

O ano de 2017 sacramentou o sucesso do site, tornando-se leitura obrigatória de empresários, políticos e pessoas pertencentes aos mais diversos nichos e segmentos de mercado. As visualizações e visitas suplantaram os anos anteriores, com a elaboração de 220 textos inéditos e produzidos unicamente por esta redação, com uma média satisfatória de textos por visitante.

Falando em médias a taxa de textos por visitantes nestes três anos foi de 1.92. No quesito textos a média foi de 325 textos anuais e se fizermos uma conta pelo número de dias de publicação, a média é de 1.25 textos. Das mais de 1.800 fotos feitas, pelo menos 800 delas foram publicadas nestes três anos.

O perfil do seguidor do Contra & Verso mostra em detalhes quem acompanha o dia a dia de Caraguatatuba. Com leitores no Brasil, Estados Unidos, África e Europa, mais especificamente o Litoral Sul de São Paulo, a Capital do Estado, cidades vizinhas no Litoral Norte e Vale do Paraíba e predominando obviamente Caraguatatuba no mercado local, o site é alcançado graças a instrumentos de busca como o Google ou anotando diretamente o endereço do Blog ou ainda através das Redes Sociais, alcançando todas as faixas etárias acima dos 18 anos e com maioria masculina de público.

Com três anos de vida o Blog Contra & Verso firma-se no mercado de comunicação como referência no seu ramo, mostrando que o Jornalismo feito de maneira profissional, embasado em Ética e na busca e análise das fontes, pode mesclar boa informação com um tom voltado para o humor adicionado de um pouco de acidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *