Do Papel para as telinhas

*Jenny Melo

 

Que o livro sempre, e enfatizo SEMPRE é melhor que o filme, todos nós já sabemos, porém, ainda assim existem alguns filmes que conseguiram transmitir exatamente a mensagem do livro, de forma limpa e linda. E é exatamente sobre isso que iremos conversar hoje.

Na minha mais humilde opinião, um filme que saiu diretamente de um livro, precisa respeitar algumas coisas, eu sei que para as telas algumas mudanças devem ser feitas para que assim faça mais sentido ao telespectador, por isso chamamos de “adaptação”.

Aqui estão os top 10 filmes que realmente foram fiéis aos livros, ou que sofreram algumas alterações, mas, que não alterou a mensagem da história… Então pegue sua pipoca e vamos começar a Sessão da Tarde.

1 – Trilogia Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien): Filmes dirigido por Peter Jackson e embora algumas mudanças foram feitas ao longo dos filmes, em sua essência os filmes retrataram com maestria o mundo criado por Tolkien e suas criaturas, além claro da história ter ficado até mais simples de ser entendida, pois embora eu seja muito fã desse escritor devo confessar que a escrita dele é bem lenda e excessivamente descritiva.

“Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados.”   – Gandalf

2 – Morte no Nilo (Agatha Christie): Pra quem é fã de um bom mistério e gosta de brincar de detetive, está aí uma obra prime (minha opinião), os livros da Agatha são sempre incríveis e tem o poder de prender o leitor e de deixar sempre para o ultimo momento a revelação do grande assassino e essa adaptação dirigida por Kenneth Branagh, lançada em 2022, faz jus aos livros da autora.

“Enterre os mortos. Não como os egípcios, para tentar a imortalidade. Mas como deve ser, definitivamente. Volte as costas ao passado. Olhe apenas em frente. Recorde que o tempo tudo cura.” – filme

3 – Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie): E seguindo a mesma linha da diga anterior, dirigido também por Kenneth Branagh, temos aqui também o nosso queridíssimo detetive Hercule Poirot, envolvido mais uma vez em um misterioso assassinato. Devo dizer que o final é surpreendente. Filme lançado em 2017, que mantem as características de escrita tão marcantes da autora.

“Alguns homens têm boa aparência. Tudo que precisam fazer é ficar calados, e podem escolher o prêmio que quiserem. Mas, as bocas abrem.” – filme

4 – Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas): Um clássico infanto-juvenil, que marcou a infância de muitos leitores. Como não amar essa aventura incrível, não é mesmo? O filme em questão foi lançado em 1993 e dirigido por Stephen Herek, e embora já tenham ocorrido outras produções mais recentes, essa é a versão que mais gostei.

“Um por todos e todos por um.” – filme

Eu poderia ficar aqui e citar, Harry Potter, Mulherzinhas, Annie de Green Gables ou O Jardim Secreto, entre tantos outros que essa lista realmente não teria fim.

Mas a intenção é lembrar que existem filmes maravilhosos que tiveram com base livros ainda mais maravilhosos. Deem uma pesquisada aí e você vai se surpreender com a quantidade, e quem sabe a sua história favorita também já não tenha virado filme.

Beijos da Jenny e Até.

 

*Jenny Melo –Sou mãe e esposa, uma mulher real que ama seus livros e todas as aventuras e as viagens que minhas leituras proporcionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo