Vinho bão sô… – Minas se destacando na produção de vinhos

*Stefan Massinger

 

Pensou em vinho nacional, pensou na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, e outros lugares do sul do nosso país. Mas desde um tempinho já, uma área geográfica está se destacando como “área gourmet” – a Serra de Mantiqueira e outros lugares nas Minas Gerias. Sim, a terra de café e dos queijos está cada vez mais importante no mapa nacional de bons vinhos. Uns dias atras descobri no jornal “Estado de minas” uns fatos sobre uns produtores promissores de Minas, que já foram premiados pelos excelentes vinhos, que produzem.

O consumo de vinho nos Gerais está dentro das tendencias de 2023, sendo o enoturismo um grande aliado para os vinhos mineiros se destaca tanto. Em Minas Gerais é perfeitamente possível encontrar roteiros e desfrutar dessa experiência. Muitos dos produtores que estão à frente dessas vinícolas são descendentes de imigrantes italianos e herdaram a paixão e o apreço pelas bebidas provenientes das uvas.

Minas ganha destaque com o cultivo de uvas em regiões montanhosas e mais frias do estado, então onde tem condições climáticas favorecendo a cultivação das uvas vitíferas, com certeza dá para produzir ótimos vinhos.

Tinto, branco, rosé, de paladar seco, semi-seco ou suave -na região sul de Minas todos os tipos estão na lista dos produtores locais.

Na vinícola Luiz Porto por exemplo, a bebida é envelhecida em barricas de carvalho para acentuar o sabor e o frescor. Moderna, que associa espaço e tecnologia na elaboração de vinhos finos, a vinícola Luiz Porto conta com excelente estrutura com tanques em aço inox, barricas de carvalho francês e americano e todo maquinário importado da Itália, conseguindo processar as uvas totalmente, desde o vinhedo até o engarrafamento. A visita é realizada mediante agendamento e os turistas podem conhecer o processo, passear a cavalo pelos vinhedos, degustar e ainda adquirir as garrafas na loja.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a vinícola Primeira Estrada produz vinhos finos a partir da paixão de seus sócios, franceses e brasileiros, pela bebida.

Na terra de nascimento do rei Pelé e da antiga Estrada Real, a vinícola Primeira Estrada é a união da paixão por bons vinhos e o desejo de inovar no segmento. Seus sócios, brasileiros e franceses, buscam desenvolver produtos de alta qualidade, respeitando as melhores práticas do mercado. Os vinhos são produzidos seguindo rigorosos processos de qualidade, incluindo o desenvolvimento das mudas das videiras. As visitas na adega são mediante agendamento.

E você, caro leitor, cara leitora, pode entrar em contato do escritor deste blog, porque os vinhos premiados da Estrada Real estão à venda no sortimento dele! A vinícola conta por exemplo com o melhor Syrah do Brasil.

Quem quer visitar uma outra pérola em Andrades, a Casa Geraldo, será o lugar! conhece o processo de fabricação do vinho, do terroir à degustação da bebida dos deuses.

Conhecida como “A Terra do Vinho”, Andradas é uma cidade que oferece opções para quem gosta de contato com a natureza e aventura. Os amantes do vinho podem conhecer uma das seis vinícolas da cidade abertas à visitação, entender os processos de fabricação e, ao final, degustar os vinhos feitos por ali. A produção e a história da vinícola Casa Geraldo passam de geração para geração. Durante a visita guiada, os turistas podem conhecer a vinícola e ainda fazer um curso de degustação com duração de um dia, no qual os participantes são orientados por enólogos para aprender o passo a passo da arte da degustação, além de noções básicas de cultivo de uva e elaboração dos vinhos.

Partiremos na nossa viagem dos vinhos mineiros para conhecer os premiados vinhos da vinícola Maria Maria, na cidade de Três Pontas, na Serra da Mantiqueira. A fazenda cafeeira divide espaço com as mudas para a produção de vinho. A vinícola Maria Maria está aberta à visitação mediante agendamento, e é possível degustar os exemplares produzidos. No ano passado, o vinho Cabernet Sauvignon Gran Reserva de 2018 conquistou a medalha de Ouro Brazil Wine Challenge 2022. Já o Graça Sauvignon Blanc de 2021 conquistou Prata pela revista Decanter; Prata Internacional Wine Challenge 2022 e Ouro Brazil Wine Challenge 2022. E o vinho Erica Syrah Gran Reserva de 2018 também foi Ouro Brazil Wine Challenge 2022. No local há também um restaurante, onde os turistas podem desfrutar de um almoço harmonizado.

Que tal apreciar um bom vinho numa adega intimista, com barris de carvalho? Na vinícola em Santana dos Montes, você pode! Os vinhos da vinícola Dos Montes são produzidos na Fazenda Guarará, com uvas do parreiral da propriedade. O turista pode passear pela plantação e degustar as variedades merlot, shiraz, cabernet franc e tempranilo, numa adega intimista, com barris e garrafas na decoração, tudo à meia luz. O dono da vinícola tem também o Hotel Fazenda da Chácara, onde os hóspedes podem tomar os rótulos produzidos na Fazenda Guarará, distante seis quilômetros dali.

Então – pessoal de litoral norte paulista e do vale do Paraíba, não precisamos ir tão longe para ter várias experiencias inesquecíveis com excelentes vinhos. Sul de Minas é logo alí, e está esperando de braços abertos para enófilos de todos os tipos, gêneros e idades!

 

* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, conhecido no litoral norte paulista pelas atividades da empresa Marevino, que fundou em 2017, sendo hoje embaixador da SixWine. Ele atua na consultoria personalizada sobre vinhos para consumidores, empresas, gastronomia e eventos corporativos ou casamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo