A primeira Eleição pós vitória de Jair Bolsonaro e no meio da Pandemia do Covid-19 acontece hoje, a partir das sete horas em Caraguatatuba para os 98.546 Eleitores aptos a votar em 353 seções e 48 locais espalhados pelo município com oito candidatos a Prefeito e 323 para Vereador, distribuídos em 24 partidos com Diretório Municipal instalados na cidade. Devido ao novo Corona Vírus algumas alterações foram feitas, entre elas o agrupamento de algumas Seções Eleitorais.

Devido a Pandemia as Eleições este ano tiveram início às sete e não às oito, sendo que até às 10 horas a preferência é para os Idosos. É obrigatório o uso de máscara e na Seção Eleitoral você terá Álcool em Gel e o distanciamento, tanto na fila para votar como defronte a Mesa Apuradora será necessário. Para votar você poderá usar o E-Título e caso não, algum documento que contenha foto. Caso seja necessário você deverá se afastar algo em torno de um metro e retirar a máscara, caso o Mesário necessite de confirmação. Traga de casa a sua caneta para assinar o Livro de Votação.

Ainda devido a Pandemia alguns locais de votação reduziram o número de seções. Um exemplo disto é o Colégio Módulo, que de 13 seções passou para nove, mas apenas nesta eleição, onde os eleitores da 151ª se juntaram aos eleitores da 50ª. Outras escolas que reduziram as seções foram a Antonio de Freitas Avelar, de 11 para sete e a Alaor Xavier Junqueira, de 14 para 10 seções. Caso tenha dúvida procure os Fiscais da Justiça Eleitoral que estarão devidamente identificados e aptos para a orientação devida.

Dos nove candidatos a Prefeito que iniciaram a corrida eleitoral apenas oito estão autorizados a concorrer. O único candidato do Majoritário indeferido é Sand Pintor, da Democracia Cristã, que teve problemas com o seu vice, Adriano da Padaria. Nas Redes Sociais comentou-se que o candidato Dennis Guerra, do Republicanos, teria se unido ao candidato Mateus Silva, do PSDB, porém não obtivemos informação de que esta união/renúncia tenha sido oficializada na Justiça Eleitoral. Quanto aos candidatos ao Proporcional, dos 353 inscritos apenas 323 foram deferidos, pois cinco foram indeferidos com recurso, 13 renunciaram e 12 foram indeferidos, um número bem menor do que em 2016, quando 368 se candidataram a uma vaga para Vereador. Quanto aos números deste ano a média candidatos/vaga é de 21,5 para o Legislativo.

Em Caraguatatuba o quadro do Eleitorado se mostra da seguinte maneira: 67,4% são Homens e 32,6% são Mulheres e destes, 52,1% são Casados, 33,4% são Solteiros, 11,6% são Divorciados e 1,42% são viúvos e separados judicialmente. Quanto a idade a maior média é de 40/44 anos para os Homens e de 45/49 para as Mulheres. No quesito Raça/Cor 52,69% são Brancos, 37,68% são Pardos e 9,63% são Negros. Quanto a instrução 45,04% tem Ensino Médio completo e incompleto, 36,55% tem Ensino Superior completo e incompleto e 18,13% tem o Fundamental completo e incompleto.

No que tange a Ocupação 11,9% são Comerciantes, 8,5% são Empresários, 3,97% são Advogados, 3,68% são Servidores Públicos, 4,25% são Aposentados e 29,46% pertencem a outras profissões.

Obviamente a redução de Seções Eleitorais não diminuiu o número de Eleitores na cidade e escolas como a Emef Luiz Silvar, Lúcio Jacinto dos Santos, Edna Maria Ferraz e Alaor Xavier Junqueira continuam sendo os maiores polos de eleitores neste dia de Eleição Municipal. Quanto aos Eleitores, a Edna Maria Ferraz tem 4095, Alaor Junqueira tem 4077 e o Colégio Módulo com 3693.

Nesta como em outras eleições o número de votos válidos é o que define o Quociente Eleitoral e consequentemente a participação dos partidos na composição da Câmara Municipal. A tradição dos últimos 20 anos versa sobre uma alteração que vai de 40 a 60% entre eleitos e reeleitos, perfazendo de seis a nove Vereadores e da soma dos votos Nulos, Brancos e Abstenções na cada dos 25%. Caso seja mantida esta média o Quociente Eleitoral será de 4.927 votos/vaga. Ao mesmo tempo comenta-se nos bastidores que devido a Pandemia esta porcentagem deve subir para 35%, o que reduz o Quociente Eleitoral para 4.270 votos, o que pode trazer uma pequena esperança para os pequenos partidos que concorrem este ano.

Nesta eleição o Litoral Norte já soma 262.728 votos, distribuídos entre 72.678 em Ubatuba, 63.747 em São Sebastião, 27.757 em Ilhabela e os 98.546 eleitores em Caraguatatuba. A estimativa da população na região chega a casa dos 340 Mil habitantes.

Nos últimos dias a disputa pela cadeira de Prefeito polarizou entre os candidatos Aguilar Júnior, do MDB, atual Prefeito e candidato a reeleição e Mateus Silva do PSDB, sendo que este último teve um crescimento vertiginoso e ambos encontram-se em Empate Técnico, onde a vitória virá por uma pequena diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *