A coluna de hoje retrata as mudanças no comando da Empresa Fênix, que gerencia o Transporte Público Municipal em Caraguatatuba. Se confirmado o negócio é de Milhões de Reais.
Terceirizadas
O Litoral Norte nunca teve uma empresa municipal para o gerenciamento do Transporte Coletivo, ou seja, as Prefeituras terceirizam através de Licitação a pasta.
Contratos
Os contratos variam de 10 a 20 anos de duração, com renovação automática, a cargo do Prefeito, por igual período.
Subvenção
Ao contrário dos velhos tempos as tarifas não são pagas apenas pelos usuários, mas sim através de subvenção por parte da Prefeitura, que varia do valor do contrato, da quantidade de usuários/mês, de linhas utilizadas dentre outros.
Valores
Para equilibrar a balança e manter um valor que o usuário possa pagar, o subsídio pode chegar a mais de r$ 1 milhão mensais.
Monopólio
O grupo Fênix, de cunho familiar, ingressou há cerca de 10 anos num plano para monopolizar o transporte coletivo na região, inspirados no sonho e no trabalho do patriarca, Edmir Chedid.
Histórico
O Chedid em questão é o conhecido Edmir Amir Chedid, ex-Presidente da Federação Paulista de Futebol e do Bragantino.
Ilhabela
A ilha azul mais bonita do planeta Terra foi a primeira a receber uma empresa do grupo Fênix.
São Sebastião
A nossa vizinha São Sebastião também tem uma empresa do grupo, porém de nome SOU – Serviço de Ônibus Urbanos – São Sebastião, que pertence a um dos primos, sobrinhos do Patriarca.
Caraguatatuba
Quem mora em Caraguatatuba sabe e conhece todo o imbróglio que foi para a saída da Praiamar e a entrada da Expresso Fênix, que ainda vai completar o seu primeiro ano como empresa oficial.
Ubatuba
Ubatuba é a única cidade que ainda não tem a Fênix como Concessionária dos Transportes Públicos, porém os maiores conhecedores de mercado dizem que é uma questão de tempo para isto acontecer e fechar o Monopólio no Litoral Norte.
Comentário
Em Dezembro de 2023 veiculou-se a história de que a SOU SS teria comprado a Fênix de Caraguá, ou seja, todas as empresas Fênix do grupo.
Negócio
O negócio em questão envolvia 22 garagens, obviamente em 22 cidades a qual a Fênix está sediada, no Litoral Norte, região Bragantina e Campinas, num valor estimado em mais de R$ 1 Bilhão.
Posse
A posse ocorreu em 1º de Janeiro deste ano, sob o temor dos funcionários quanto as diretrizes que os novos donos terão.
Primos
Como já informamos é bom lembrar que os donos da Fênix e da SOU SS são primos e mesmo parentes, não nutrem um relacionamento que pode ser chamado de salutar ou gratificante. Coisas de família Árabe, que não são tão importantes quando o assunto é negócio!!!
Detalhes
Mas o assunto não termina por aqui, pois há detalhes que precisam ser avaliados para a finalização da transação.
Jurídicos
Reza a Lei que qualquer troca no comando acionário da empresa terceirizada, durante a vigência do contrato, deverá ter o aval do Chefe do Executivo, pois em caso contrário o negócio proposto estará desfeito.
Aceite
Acredita-se que os Prefeitos Aguilar Júnior e Toninho Colucci não colocaram empecilhos na transação comercial.
A coluna de hoje foge do quesito Política e Eleições, porém mantendo você informado, plugado e antenado com o que acontece em nossa cidade e região.