Eleições 2024 – 13

E a Igreja continua sendo tema da coluna Blogueando, por um gancho diferente que o Contra & Verso abordou no passado. Desta vez o caso originou-se em Ubatuba, mas com reflexos em todo o Litoral Norte.

 

Capela

Em 1º de Outubro, com base em texto do Blog Notícias das Praias, do Jornalista Salim Burihan, uma Capela em Ubatuba teria sido demolida por razões desconhecidas, levando a Polícia Civil a abrir um Inquérito sobre o assunto.

 

Causas

A Polícia quer descobrir se a demolição veio de Intolerância Religiosa, Vandalismo ou Especulação Imobiliária.

 

A Capela

A capela em questão está localizada na Praia do Félix e pertencia a São José, com a demolição registrada em 21 de Setembro.

 

Nota Oficial

Ao contrário da coluna anterior, neste caso o Bispo Diocesano alegou que iria emitir Nota Oficial sobre o caso, documento este que não tivemos acesso ou vimos publicado.

 

Importância

Ao longo desta coluna e sua continuação, notamos e iremos escrever que a Diocese se preocupa com a Capela de Ubatuba, ao contrário da Capela em Caraguá, que não mereceu o mesmo interesse.

 

FundArt

Em Ubatuba houve a manifestação da Fundação de Arte e Cultura da cidade, solicitando o detalhamento e a preservação dos prédios no patrimônio municipal.

 

Anos

Ao longo dos anos vemos que em termos de Capelas no Litoral Norte, cada caso é um caso e cada Capela tem o direcionamento, apoio ou decisão diferenciada.

 

Prainha

Em 2016 um entrevero entre a Mitra Diocesana e um Comerciante impediu que uma Capela na Prainha fosse erguida. Anos depois o que se tem no local é uma Comunidade dedicada ao Padre José de Anchieta, ou seja, a igreja agiu conforme o seu interesse.

 

Tinga

No bairro do Tinga, desde Agosto de 2018, quando foi mencionada pelo Contra & Verso, a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, no bairro do Tinga está abandonada.

 

Sem Apoio

Na época a Comunicação da Prefeitura disse que poderia auxiliar na reforma, desde que a Diocese mostrasse interesse, o que não ocorre até hoje.

 

Na Época

A Diocese de Caraguatatuba não reconhece as Capelas de Nossa Senhora das Necessidades e do Bom Jesus da Enseada. Segundo a Comunicação da Diocese a Igreja Católica não reconhece as construções, pois são consideradas como “Capelas Particulares e Caiçaras” e por isso não entram no rol de templos na região.

 

Estranho

É como se a fé e a devoção precisassem ser feitas por pessoas cadastradas na Igreja, ou seja, quem faz e não pertence ao clero não merece registro ou apoio.

 

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião pensa diferente e tratou de reformar a Capela de Bom Jesus da Enseada, tornando-a um ponto Turístico e de encontro daquela comunidade, seja para fins culturais como religiosos.

 

Esquisito

Estranho e esquisito não são os caminhos da Fé, mas sim dos homens que lidam e cuidam do nome e do legado de Deus.

 

Sem palavras para atitudes como esta!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo