Reciclando ideias

* Edu Souza

 

Se tem uma coisa que todo músico criativo faz é pegar ideias e motivos de diversas fontes e linguagens, absorver e depois reproduzir aquilo de maneira muito pessoal.

Uma espécie de reaproveitamento infinito.

Acredito que todos somos assim de determinada maneira, é assim que o conhecimento se expande, absorvendo e reproduzindo.

Mas no caso da música e das artes em geral, é preciso criar e desenvolver uma identidade própria que possa se destacar dos demais.

Muitas vezes na música, seja intencional ou não, acontece o famigerado plágio e por isso foi importante estabelecer normas para diferenciar ambos os casos.

De qualquer maneira, na música americana e principalmente no blues é muito comum o reaproveitamento de frases, grooves e até arranjos quase inteiros, praticamente só trocando a letra.

Um bom exemplo disso é a música Black Night, clássico da banda inglesa Deep Purple, que teve seu riff de guitarra assumidamente inspirado na versão de Ricky Nelson para o standard Summertime, gravada em 1962.

E você, já percebeu esse tipo de semelhança em outras canções?

Conta pra mim que vou gostar de saber e ouvir depois.

Te vejo quinta feira, um beijo.

 

* Edu Souza é cantor, compositor e músico profissional desde 2003, lançou 3 álbuns autorais, já atuou como professor e acompanha diversos artistas do cenário blues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo