Empreenda impulsiona Economia Local

O Empreenda Caraguá foi criado pelo Prefeito Aguilar Júnior através da Gestão Municipal que administra desde 2017 com o intuito de impulsionar os negócios na cidade, fazendo a economia local girar, mantendo os comércios abertos, os empregos e a renda nos limites do município. Com a Pandemia o evento ganhou força e esperança para a retomada das finanças. Mesmo com o sucesso notado ainda há muito que fazer para uma vivência plena e saudável.

No Empreenda os Comerciantes, Empresários e Prestadores de Serviço expõem seus trabalhos para seus amigos e concorrentes, bem como o público consumidor da cidade, levando facilidade e comodidade para a abertura de parcerias, fechamento de negócios e as vendas propriamente ditas, pois ao invés do Consumidor ir ou procurar o que precisava, bastava visitar a Praça de Eventos que a sua necessidade estaria ali, a um passo.

Criado em 2018 e tradicionalmente realizado entre os meses de Outubro e Novembro, no período vespertino e na Praça da Cultura na Praia do Centro. Os primeiros números e índices teriam uma mensuração inicial por ser uma novidade. Foram 10 mil visitantes, 100 expositores e participantes como a Prefeitura de Caraguá, Sebrae, Associação Comercial local, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação dos Quiosques, Colégio Módulo, Senai, Instituto Federal de São Paulo em Caraguá, Concessionária Tamoios e o Investe SP.

Passado um ano e com a motivação aliada a esperança de melhorar e aumentar o evento foi realizado o Empreenda 2019 e se por um lado o número de expositores foi menor, 86 contra os 100 do ano anterior porém de outras cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba, o volume de negócios foi satisfatório e o de visitantes duplicou. Esta versão, excepcionalmente realizada em Setembro foram 21,5 mil visitantes e R$ 10 Milhões movimentados em negócios. O destaque para esta versão foi a criação da Rodada de Negócios do Sebrae e a participação de Consumidores do Vale do Paraíba e de além mar, como Venezuela, Líbano, Espanha, Romênia e Estados Unidos.

Em 2020 o evento não aconteceu devido a Pandemia, mas no ano seguinte a versão teve um que de “Missão Suicida”, pois a intenção era a de mostrar que a Economia poderia se reativar e que era necessário voltar a progredir, mostrando que a cidade venceria a pior doença dos últimos dois Séculos. Mais uma vez a data foi alterada, ocorreu em Dezembro, foram apenas 80 stands, 5 mil visitas e a Rodada de Negócios do Sebrae atingiu apenas 40 bravos e intrépidos Empresários, contabilizando r$ 450 mil em acordos.

A quarta versão do Empreenda Caraguá tinha tudo para ser o start de uma nova época, a do renascimento e reativação da Economia local, tendo em vista dos números anteriores, pois a Pandemia estava controlada em 95% e a cidade queria voltar a viver os bons tempos de uma movimentação financeira que mantivesse o comércio funcionando, os empregos em alta e aumentando e os orçamentos familiares recuperando a carestia de anos anteriores.

Neste ano foram 100 stands, mais sete de alimentação, com espaço de 3 x 3 metros² ao custo de R$ 1.000,00 direcionados ao Fundo Social do Município, entre 26 e 29 de Outubro na Praça da Cultura e no período Vespertino, entremeados por Shows Musicais no período noturno, além de palestras e Rodada de Negócios pelo Sebrae.

A composição dos participantes mostra quem buscou melhorias para a vivência do seu Empreendimento. Foram 10 estabelecimentos da área de Ensino, 35 Prestadores de Serviço, 10 do ramo Imobiliário, cinco ligados ao comércio de Automóveis, quatro de Informática, três ligados a Bancos, 13 Comércios raiz e nove ligados ao Serviço Público.

Ainda sobre a versão deste ano do Empreenda houve a inovação da Praça do Sino, onde cada participante, ao concluir um negócio iria até o local determinado e tocaria o sino simbolizando o sucesso. Nos quatro dias do evento o sino foi tocado 427 vezes. Os números foram gratificantes e mostram que a movimentação comercial da cidade caminha a passos largos; 11 mil Visitantes e um volume de negócios na casa dos R$ 13 Milhões. O sucesso foi tanto que o Prefeito Aguilar Júnior já determinou a data da próxima versão; de 25 a 28 de Outubro.

Os números do Empreenda mostram que Caraguá está no caminho certo para o seu êxtase comercial??? Mesmo benéficos ainda há muito o que fazer. Tanto o Comércio como o Empreendedorismo e a Prestação de Serviço ainda estão num nível amador. A guerra entre o trabalhador especializado e o seu nível salarial continua. Funcionários ainda são laçados para ocupar vagas que mal conhecem e entendem. A classe empresarial ainda investe sem saber o ramo que lida, mantendo a porcentagem de 24 meses entre a abertura e a falência.

Muitos empresários e seus empregados mal sabem lidar com o tipo de comércio, achando apenas que é necessário vender e ganhar dinheiro. O Pós-Venda ainda é um atributo usado por poucos na cidade e algumas boutiques no município mal sabem o que é “Pret a Porter” e “Casual Wear”. Investimento em Publicidade é visto como “Ajuda Beneficente” e a Internet é para muitos um obscuro Buraco Negro no universo da Tecnologia. Aliado ao Turismo é necessário ter uma descrição pormenorizada sobre qual tipo de Turista que queremos receber.

Os Prestadores de Serviço são outro grande problema a ser resolvido, pois tradicionalmente ficam se lamentando aos quatro cantos da cidade a falta de serviço, porém quando são contratados, desfalcam o contratante, atrasam o serviço, não comparecem e desestabilizam o orçamento de que os contratou.

Se por um lado a Prefeitura se preocupa em motivar e impulsionar a Economia local, o Comércio no geral precisa se profissionalizar, equilibrando produtos de qualidade com um bom Serviço e um ótimo Atendimento, para ofertar um preço justo, ou seja, ainda há muito o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo