Moradores são os prejudicados na Travessia da Balsa

Uma velha máxima Caiçara diz que na briga da Costeira com a Maré quem leva a pior é o Marisco. Parece brincadeira, mas se relacionarmos a questão da Travessia da Balsa entre São Sebastião e Ilhabela, os maiores prejudicados são os moradores de ambas as cidades que fazem este trajeto diariamente. Mais uma vez o morador é a parte mais fraca e prejudicada neste imbróglio.

O mais novo prejuízo para os moradores do Litoral Norte, mais precisamente de Ilhabela e São Sebastião, diz respeito a Travessia da Balsa entre estas cidades, que registra um movimento de grande monta durante boa parte do ano, duplicando e até quadruplicando nos Feriados prolongados e durante o Verão.

Diariamente trafegam por ali carros das Forças de Segurança, Ambulâncias, Caminhões de Lixo, de Bebidas, de entregas Diversas, de Materiais de Construção, Vans, dentre outros, além dos carros de passeio, sejam de Veranistas, Turistas e moradores de ambas as cidades.

Isentando-se deste imbróglio os moradores que não utilizam veículos automotores são inúmeros aqueles que diariamente tem transporte com motor a combustão, que moram de um lado do canal e trabalham do outro e vice-versa. Garantimos que você que está lendo este texto conhece ou tem ciência, de no mínimo, cinco pessoas que se utilizam da Balsa para o seu trabalho diário.

Tudo teve início quando um Cidadão entrou na Justiça questionando a prioridade para os moradores juntamente com Idosos e PCD – Pessoas com Deficiência – pelo simples fato do não cumprimento pelo Dersa do acordo para dividir as prioridades sem ferir a propositura federal.

Baseado nesta reclamação o Ministério Público extinguiu a prioridade dos moradores de São Sebastião e Ilhabela de ter acesso a Travessia da Balsa. A bem da verdade este benefício estava sendo feito juntamente com os Idosos e PCD – Pessoa com Deficiência – e neste ponto é que está o problema, pois a Terceira Idade e os com Necessidades Especiais são protegidos por Lei Federal e nesta hora vemos outro grande problema envolvendo a questão.

Como não estava sendo cobrada a TPA – Taxa de Proteção Ambiental – para os carros com placa de Ilhabela e da vizinha São Sebastião um benefício oficioso, se podemos assim dizer, concedia uma certa prioridade para estes moradores, juntamente para os Idosos e Pessoas com Deficiência. Em suma, de uma certa maneira a Lei Federal e os cidadãos de ambas as cidades estavam sendo privilegiados sem que a Lei estivesse sendo desrespeitada.

Mas quando tudo parecia estar indo bem, de vento em popa, sempre acontece algo para corroer a base que foi construída. A Vereadora Presidente do Legislativo Ilhabelense elaborou e fez aprovar uma Lei dando a prioridade para os moradores. Em suas falas o Prefeito Colucci havia se manifestado quanto as intenções da Parlamentar, que causou boa parte do problema.

Aliado a isso surge uma briga política entre o Prefeito Colucci e a Presidente da Câmara, Diana Matarazzo, contrariando o que deveria ocorrer neste caso, ou seja, a união do Legislativo com o Executivo em prol dos moradores de ambas as cidades.

Enquanto a Vereadora gasta o seu tempo criticando e agredindo politicamente o Prefeito Colucci, o mandatário da Ilha mais bela do Planeta Azul deu entrada com instrumentos jurídicos garantindo que os moradores não sejam prejudicados, ainda mais que estamos as portas da Temporada de Verão.

É triste ver que assuntos como estes poderiam ser resolvidos com bom senso e prioridade, mas ao invés disto, são os trabalhadores das duas cidades que sofrerão graves entraves e sanções a partir do próximo mês.

Uma resposta

  1. Parabéns Nobre Vereadora e PRESIDENTE DO PARLAMENTO ILHÉU, vereadores não são para submeter a caprichos do EXECUTIVO, mas defender os interesses e anseios da população que represente. Vossa iniciativa demonstrou sensibilidade e compromisso com o Povo Caiçara desse Município Maravilhoso. Os interesses do povo Ilhéu como de Todo Litoral Norte do Estado de São Paulo, tem que ter prioridade, pois o retorno para sua casa não é uma opção ou faculdade como é a do turista visitante, mas uma necessidade. Agiu corretamente com sua propositura cumprindo com sua função precípua DE LEGISLAR E FISCALIZAR enquanto vereadora. Parabéns ao povo Ilhéu por estar representada pela nobre vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo