O Blog Contra & Verso divulga com exclusividade que o Vereador Agnaldo Butiá será empossado como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba na Sessão Ordinária de amanhã, no lugar do Vereador Jameson Chick Show, falecido em 29 de Maio. Ao invés de eleger um novo Vice, os Vereadores irão votar no próximo Segundo-Secretário, que segundo fontes será Marcos Kinkas.

A partir do falecimento de Jameson o Blog Contra & Verso iniciou uma checagem entre os Vereadores e as fontes ligadas aos Bastidores Políticos da cidade, principalmente no Legislativo. A vaga de Jameson ganhou importância pois significa um degrau para o Vereador se eleger Presidente da Câmara Municipal no próximo Biênio, 2023/2024.

Alguns Vereadores se manifestaram quanto a pergunta de nossa Redação, se o Parlamentar teria interesse em se candidatar a vaga de Vice-Presidente. Jair Silva, o atual Líder do Prefeito na Câmara não manifestou interesse. Dé Construtor alegou que não havia pensado no fato. Fernando Cuiú alegou que não haveria votação para Vice-Presidente, mas sim para Segundo-Secretário, pois o Regimento Interno retrata que neste caso o Primeiro-Secretário passa para a Vice-Presidência e a função que fica vaga, no caso a do Segundo-Secretário é que seria submetida a votação dos Parlamentares. O Vereador Baduquinha disse que não poderia participar da votação por ser Advogado, respeitando o Estatuto da OAB. Ao mesmo tempo fontes ligadas a área ouvidas pelo Contra & Verso alegam que há uma determinação do STJ – Superior Tribunal de Justiça que garante a participação nestes casos.

A atual Mesa Diretora da Câmara, para o Biênio 2021/2022 é formada por Tato Aguilar, Presidente; Jameson Chick Show, Vice-Presidente; Aguinaldo Butiá, Primeiro-Secretário e Dé Construtor, Segundo-Secretário. Com o Óbito do Vice tanto o Presidente da Câmara como o Prefeito Municipal decretaram Luto Oficial por três dias a partir do Domingo – 30 de Maio.

Com isso e por respeito ao falecimento não houve Sessão Ordinária no dia 1º de Junho, quando foi exibido um Vídeo retratando a curta passagem de Jameson no Legislativo local. A partir daí foi convocado o Suplente, Gil da Bicicletaria, morador no Rio do Ouro, que será empossado no dia oito de Junho, data da Sessão Ordinária subsequente, quando também será votado o novo Vice-Presidente.

Os únicos Vereadores proibidos de se candidatar a Vice são os Suplentes, Bigode e Chininha, que ocupam cadeira no lugar, respectivamente, de Marcelo Pereira e Carlinhos da Farmácia, que atualmente ocupam as Secretarias de Serviços Públicos e Habitação e apenas Pereira se manifestou, alegando que iria continuar como Secretário.

Soubemos através de nossas fontes enfronhadas no meio político local que o Vereador Dé Construtor seria eleito Vice-Presidente, devido a suas ligações políticas e de longa data com o atual Prefeito, Aguilar Júnior e o seu pai, o ex-Prefeito José Pereira de Aguilar. A questão é que já fazendo parte da Mesa Diretora, se poderia candidatar-se a outra vaga.

O Blog Contra & Verso obteve informação através de fonte oficiosa que a alternativa apresentada pelo Vereador Fernando Cuiú será seguida a risca, ou seja, o Primeiro-Secretário ocupará automaticamente a vaga do Vice-Presidente, no caso Aguinaldo Butiá e o Segundo-Secretário – Dé Construtor – torna-se o Primeiro-Secretário da atual Mesa Diretora, colocando-se em votação a vaga de Segundo-Secretário, que segundo a mesma fonte, terá Marcos Kinkas como candidato único, sendo eleito pela maioria dos votos.

Marcos Kinkas está no seu primeiro mandato como Vereador, mas já comunga no meio político a anos, tendo sido Assessor do Vereador Tato Aguilar e Secretário de Habitação na gestão anterior, quando foi protagonista de uma crise interna de pequenas proporções, que culminou com a exoneração do Secretário da época, Carlos Cogo.

Aguinaldo Butiá está no seu segundo mandato, é motorista de ambulância do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sendo um fiel seguidor da família Aguilar na política a vários anos. A posse e eleição de Butiá e Kinkas acontece nesta terça – oito de Junho – durante a Sessão Ordinária, a ser transmitida pela Internet a partir das 19h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *