*Por: José Castro
Se hoje falo de Portugal, não tem como não falar de Fátima!
Nome mais formal: Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Santuário de Fátima situa-se na cidade com seu nome em Portugal. Local carregado de uma energia inexplicável que, consegue arrepiar o mais afoito dos ateus!
Padroeira de Portugal e conhecida mundialmente pela sua História de aparições e milagres concebidos. O Santuário sempre é visitado pelas santidades Sumo Pontífices da Igreja Católica, milhões de peregrinos e demais pessoas movidas pela fé durante todo o ano.
Sua História começa em 13 de Maio de 1917, quando três primos estavam tomando conta de um rebanho e segundo Lúcia com (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), relataram que nessa tarde mesmo com nuvens apareceu uma luz mais brilhante que o sol de onde sobressaiu a Sra.de Fátima em cima de uma árvore de nome Azinheira num campo situado num local de nome Cova de Iria, nessa cidade.
Assustados querendo fugir em direção a casa, logo foram acalmados por nossa Sra. dizendo que vinha do Céu e tinha algo importante para lhes dizer.
Uma das coisas que lhes falou foi que teriam de rezar o terço todos os dias.
Terminou dizendo que iria aparecer mais vezes nos meses seguintes no mesmo local, mesmo dia 13 à mesma hora.
A última aparição aconteceu a 13 de Outubro dos mesmo ano. Essa é a razão que dia 13 de Maio é o dia das mães, sendo festejado no segundo domingo do Mês. O último a falecer dos primos foi Lúcia em 2005, sepultada em Coimbra, sendo no ano seguinte trasladada para a Basílica, local onde o Francisco e Jacinta já se encontravam sepultados. Muitos relatos poderiam ser contados, mas ficará para uma próxima leitura!
Grato!