Fundacc é a Guardiã da Cultura Caiçara

O Caiçara tem em sua história, ao longo dos anos, um arquivo inestimável de momentos vividos e a sua Cultura deve ser preservada e guardada para as próximas gerações. Em Caraguatatuba a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é a maior guardiã de toda esta experiência cultural.

Iniciada em 20 de Setembro, com término em 29 de Outubro, a exposição “Caiçarando na Arte”, promovida pela Curadora Denise Lemes retrata o trabalho de Caiçaras Natos, o chamado ‘Caiçara Raiz’, que retrata a sua vida, sua roda de amigos, seus momentos de trabalho na forma de arte e cultura.

Segundo a Curadora Denise Lemes a exposição privilegia a arte local, interagindo com os moradores, mostrando as riquezas da região, tratando vários temas como um só. Lemes destaca o fato de que os expositores se iniciaram na arte na Terceira Idade. Participam da exposição Arnaldo Passos e Angélica, o primeiro com pinturas e a segunda esculturas feitas a partir de material reciclável.

Destacamos as obras de Arnaldo Passos, de 63 anos, que teve início através do incentivo do amigo Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, para que pintasse personalidades locais. Arnaldo retrata que tomou gosto pelo trabalho e não pretende parar tão cedo.

Passos conta que a técnica utilizada é o da tinta Látex e Esmalte, com os traços feitos com Dremim e corante preto numa chapa de Eucatex, para colorir posteriormente. Arnaldo Passos expôs 25 quadros, sendo que um deles – Camaroeiro – foi capa do livro “Freira de Timbopeva”.

Na exposição o público teve chance de admirar pinturas de personalidades como o ex-Vereador Dadinho, o Policial Civil Beto Arouca, o conhecido Caiçara Dimé, o incentivador cultural Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, o Radialista, já falecido, Roberto Espíndola e o Editor do Blog Contra & Verso, o Jornalista Pedro Monte-Mór.

A memória Caiçara é um acervo vasto e muito rico de detalhes, de momentos, de história, seja pelo Cruzeiro que não existe mais e estava fixado no final da rua Santa Cruz, seja o extinto Hotel Binóca, um dos primeiros Hotéis Pé na Areia existentes no Litoral Norte e no Brasil, que foi demolido para se transformar num Condomínio Vertical, mix de apartamentos e lojas, sem que ao menos a sua fachada fosse preservada para a história.

Falando de história a Fazenda Serramar é o palco da mais grandiosa fase da história local, seja pela casa grande, moradia dos ingleses e abaixo delas os cargos menores hierarquicamente, até o Porto de Bananas, onde a fruta era ensacada e colocada nos navios com destino a Inglaterra.

Tendo em vista que a Cultura Caiçara existe mas ao longo dos anos não foi devidamente respeitada e preservada, a Fundacc surge como o Bastião, o Guardião daquilo que ainda resta e pode ser divulgado e difundido pelo bem das próximas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo