*Stefan Massinger
Sabemos, que cerveja e futebol parecem ser o “match perfeito” – quase um casamento sem chance de traição. Mas, não é sempre assim, existem sim países onde o consumo de vinho antes, durante ou depois um jogo é algo comum ou vai pelo menos ao lado da cervejada.
E no atual país da copa? Catar, um país muçulmano conservador proíbe o consumo de álcool de qualquer jeito. E as visitas internacionais tomam o que?
Fiquei sabendo, que vinho e champanhe estão sendo servidos apesar da proibição do álcool. Uffa … né …risos.
Mas o que devo fazer para tomar uma taça de champagne bem gelado, refrescante com aromas de brioche e perlagem fino – como deveria ser por definição?
Nas salas VIP, serão servidos “vinhos selecionados pelo sommelier”, conforme o aviso da FIFA. Apesar da proibição de álcool nos estádios, vinho e champanhe continuarão a ser servidos nas salas VIP e nas lounges executivas na Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar.
O site da FIFA oferece atualmente “Match Private Suites”, tipo sala VIP particular com bastante privacidade. Áreas, que agora estão totalmente reservadas, para os jogos, de caráter individuais. Eles incluem lounges separados com a melhor vista do campo, vagas de estacionamento no estacionamento do estádio, menu de cinco pratos e “refrigerantes, vários tipos de cerveja, champanhe, vinhos selecionados pelo sommelier e destilados premium”, segundo o oferta FIFA. O preço por jogo, dependendo da escolha dos extras, é de no mínimo 22.450 dólares americanos. – a bagatela de aprox. 124.000 reais apenas…
Não consegui receber a lista dos vinhos e champagnes oferecidos, mas pelo preço temos “possibilidades” ,que algo “que presta” está sendo servido para os apreciadores de futebol e vinhos.
Os torcedores comuns no estádio, por outro lado, recebem apenas cerveja sem álcool porque a FIFA surpreendentemente proibiu a distribuição planejada de Budweiser dois dias antes do início da Copa do Mundo. O grupo cervejeiro norte-americano colocou o prejuízo no equivalente a cerca de 72,5 milhões de euros e pode querer entrar com um processo. O Qatar é um país muçulmano conservador onde os residentes são proibidos de beber álcool.
E você, torcedor em casa no Brasil? – Qual vinho está sendo servido nos jogos na sua casa? Conforme as nações jogando, vinhos argentinos, espanhóis, brasileiros, franceses e assim vai – ou é seu bom e fiel companheiro, que sempre está em casa e nunca lhe decepcionou?
De qualquer forma, sou suspeito, mas afirmo, que vinho e espumante combina muito bem com o jogo de futebol. Observadores constam, que o escritor desta coluna consegue esvaziar uma garrafa de vinho durante um jogo sozinho – se não terá prolongação, pênaltis ou outros alongamentos…A prova disso por razões da discrição vou ficar devendo!
* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, sendo Master do grupo Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina, responsável para gestão de pessoas e vendas. Também já trabalhou com venda de vinhos e atua também como consultor independente de negócios.