Todas as cidades possuem problemas, sejam eles emergentes, sazonais, periódicos ou comuns. Não importando o tipo do problema e a sua importância, há sempre um segmento da Sociedade Civil que está relacionado a ele, que se importa com o fato, que precisa da solução e que clama pela sua resolução. Devemos questionar os problemas por sua intensidade para dar a eles um término??? Neste caso o Poder Público e principalmente o Vereador deve cuidar e finalizar de todos eles não se importando com o seu grau de importância??? Para o Vereador Baduca Filho todos os problemas são grandes e necessitam de solução.
A lista de problemas num município, seja ele no perímetro urbano como na área rural são incontáveis e o Prefeito, portador do voto de confiança da maioria da população tem a obrigação de resolver todos, prestando contas aos Contribuintes, como forma de mostrar o que tem feito pela Comunidade. Quanto ao Vereador, “O Verdadeiro Peão da Política Brasileira” a sua obrigação é igual se não maior do que a do Chefe do Executivo, pois por estar contato direto com o Eleitorado, deve levar as questões para solução junto a Prefeitura.
Alguns exemplos dos problemas cotidianos de uma metrópole; Valas de escoamento de fluxo pluvial, Drenagem de Vias Públicas, Nivelamento de ruas sem calçamento, Iluminação Pública, Construção de Creches, Escolas ou Postos de Saúde em bairros que necessitam deste equipamento Municipal, Melhorias no Fluxo de Trânsito, Cachorros Abandonados, Moradores de Rua, Falta de profissionais em áreas Técnicas como Engenharia, Saúde, Fiscalização, Guarda Patrimonial ou Civil, dentre outros.
Dentre esta miscelânea de crises e problemas, o que mais se escuta é a tradicional frase: “Mas com tantos problemas na cidade porque perder tempo resolvendo este???” É certo que alguns problemas causam maior impacto do que outros, mas cada problema significa uma questão e representa um segmento da Sociedade Civil e neste ponto o Vereador Baduca Filho considera como primordial, assim como uma cláusula pétrea.
Ao longo dos vários anos como Vereador e mesmo na vida profissional como Advogado não houve uma questão, um impasse, um problema que não tivesse a atenção dedicada de Baduca Filho, seja levando ao Prefeito ou convocando os órgãos públicos relacionados com o caso a resolver. Baduca Filho entende que alguns problemas são emergenciais, mas ao mesmo compreende que todo problema é um problema em condicional e o reclamante precisa de uma solução a todo custo.