Por: José Castro *

 

Olá. Quero iniciar deixando uma saudação a todos os leitores, agradecendo vosso interesse pela leitura de cada artigo que escrevo.

Hoje estou aqui, não propriamente para falar de karate, mas principalmente para lhes falar e acredito sanar dúvidas sobre a idade para começar, ou o melhor momento da nossa vida para dar início ao aprendizado.

Todos nós sabemos que a maioria dos pais colocam os filhos no karate para os ajudar na educação e na disciplina. Mas também sabemos que não são duas ou três vezes por semana a grande diferença durante uma hora ou duas se não houver colaboração da família em casa fora dos dias e horários de treino.

Sendo um assunto pertinente e delicado para ser exposto aqui, não posso abandonar o assunto sem deixar claro que mesmo assim é fundamental inserir nossas crianças no karate desde tenra idade, acredito que 4 anos é o ideal.

Nessa idade são treinamentos lúdicos próprios à faixa etária, estes são muito importantes para o desenvolvimento da motricidade descoberta de habilidades e todo o desenvolvimento na coordenação motora, sem falar na comunicação e interação com outras crianças, deixando-as muito mais fortes e saudáveis no seu crescimento.

Karate vai melhorar a concentração na escola, deixando o aluno focado durante mais tempo nas aulas! Resultando um melhor aproveitamento escolar. Então 6 ou 7 anos é um ótimo momento para colocar seu filho nos treinos.

Ao longo dos anos do treinamento o Karate lhe vai dar algo muito importante. Determinação, não permitindo que desista com facilidade e principalmente ter um comprometimento como você mesmo e com o que se propuser a fazer. Isso é fundamental para se destacar na vida profissional da empresa que trabalha ou formando a sua própria empresa. Sendo assim, na idade adulta é ainda mais importante dedicar-se ao karate.

Aproximando-se da melhor idade, o karate é ainda mais importante. Nós que sempre falamos que já passou nosso tempo, tenho dor aqui, ali é em mais uma centena de lugares do corpo, é fundamental a prática dessa Nobre Arte. Treinamentos específicos dedicados a você que já deixou de ser jovem no corpo mas sua mente não aceita essa mudança e acredita que consegue e certeza que vai conseguir.

Karate é tão rico no seu conteúdo, que lhe mostra músculos onde você não acreditava que existiam. O trabalho de respiração com exercícios próprios sem impacto, contração e descontração muscular, movimentos mais ou menos fortes, mais ou menos rápidos de acordo à sua capacidade, vão proporcional uma qualidade de vida ímpar comparada aos que com a mesma idade trocam o Karate pelo sofá.

Cada um de nós, conhece alguém, seja familiar, amigo, ou amigo do amigo, que, por circunstâncias da vida, ou por qualquer outra ração sofreu um acidente ou problema congênito, tem a vida mais dificultada. Estou falando dos PcD – Pessoa com Deficiência.

Esses também têm o seu espaço no karate. Você que não acredita que um PcD é capaz, de treinar karate, conheço vários que o fazem, deixo aqui o exemplo do https://www.facebook.com/oscar.gbn (Oscar Garcia) e do (Jonas Amaral) https://www.facebook.com/JonasAmaralOficial como exemplo de superação… pela ordem respectiva um tendo sofrido doença que quase o deixou tetraplégico e outro vendo sua perna amputada. Estes fazem a diferença entre nós que não saímos de casa, ou porque está frio, ou porque chove, ou muito calor, dói a barriga quebrou a unha ou por e simplesmente não quer sair da zona do conforto desculpando-se e enganando-se a si próprio.

Depois de ler e meditar, descobriu que o Karate é para todos, mas nem todos são para o karate. A pergunta é a seguinte: O leitor é para o karate? Deixe resposta nos comentários. Grato pela leitura.

 

* JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio. Tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática, além de Experiência em geriatria e restauração. É Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA  2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD, assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança. www.ckscjka.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *