Por: José Castro
Há exemplos de outros países, enraizados em culturas que deveriam ser seguidas, não como uma cópia, mas como exemplo de desenvolvimento e crescimento.
O país que seguimos dentro do estudo do karate é o Japão. Sendo um entre outros pertencendo ao grupo dos países orientais, chego a acreditar que o nome “ORIENTAL não é apenas pela localização geográfica no GLOBO, mas também como exemplo de “ORIENTAÇÃO” aos Ocidentais!
Falando do Japão, a maioria das empresas, além de primarem pela atividade física dos seu colaboradores, existe um lema ou mandamentos em cada uma delas que todos falam refletindo antes de iniciar o trabalho!
Quer dizer que, Lema a seguir ou Mandamentos, não é exclusivo do Karate!
Tendo em conta que Karate não se limita às lutas com conquistas e derrotas, o foco é a formação do Caráter do ser praticante!
O CARÁTER é das principais se não a maior riqueza que o HOMEM pode ter durante seu percurso na vida terrena!
Ser verdadeiro, correto ter SINCERIDADE no que transmite, ser confiante, e acreditar em tudo que se dedica a fazer, é fundamental para que outros o tenham como exemplo a seguir.
Ser gentil, cordial, educado, prestativo ajudando terceiros sem esperar algo em troca, resumindo em uma só pajavea ETIQUETA (social) é algo que se transmite e cultivamos no Karate.
Nada na vida vem por acaso e muito menos com milagres. ESFORÇO, é a única forma de conseguir algo com dignidade, e com um sabor especial na conquista. Isso é aplicado em tudo do dia a dia! Não espere que alguém faça por vc, conquiste não desista até conseguir.
Karate na sua forma e treinamento de Arte Marcial, braços e pernas dos seus praticante, são espadas e lanças, seu corpo calejado transformado em escudo, suportando ataques, é comparado a uma arma ambulante, seu CONTROL emocional é muito importante estar bem lapidado para que não exploda em momentos de tenção! Qualquer ataque deferido pode ser mortal!
Quem pratica Artes Marciais na sua essência, é sereno, calmo que nem água em um lago, este só reage se for tocado. OSU
Grato pela leitura.
JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio, tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática. Tem experiência em geriatria e restauração. Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA 2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD, assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança. www.ckscjka.com.br