Em texto anterior falamos sobre a redução dos Protocolos de Saúde em vários estados e cidades brasileiras, dentre elas as do nosso Litoral Norte, o que possibilita o recomeço de uma vida econômica plena e em busca das perdas registradas nos últimos 24 meses. Uma prova disso são os números do Covid-19 em nossa região, que justificam a suavização dos Protocolos e a vida de volta ao normal antes de 2019.

Os números não mentem e retratam a realidade dos fatos relacionados a esta doença que ceifou tantas vidas, destruiu economias, sejam elas comerciais, familiares e empresariais, bem como projetos, planejamento futuro e a organização de eventos por um período de 24 meses, que poderá levar pelo menos mais 12 ou 15 para se firmar como era em 2018.

Empregos foram extintos, as demissões se multiplicaram de forma astronômica, funções e categorias de trabalhadores sofreram a maior perda e regressão dos últimos 20 anos. Regras foram impostas e mesmo assim, muitos a desrespeitaram, se aglomerando, realizando festas, os chamados “fluxos” ou “Rolezinhos”, que prejudicaram tanto os participantes quanto as pessoas que os rodeiam, causando acúmulo e números acima da capacidade de atendimento.

Neste caso deve-se dar o devido destaque ao trabalho das Prefeituras do Litoral Norte, através de seus Prefeitos e equipes das respectivas Secretarias Municipais de Saúde, onde cada um investiu e focou pontos estratégicos para sanar de uma vez por todas com este que é o maior mal do Século 21 até o momento.

Neste caso podemos destacar o grande número de testes realizados com a população Sebastianense. A criação de uma unidade exclusiva para o tratamento do Corona Vírus em Caraguatatuba, as barreiras Sanitárias feitas por Ilhabela e o empenho de Ubatuba no combate a doença. Como a minha base é Caraguatatuba, saliento o trabalho exercido pelas equipes na cidade, que com carinho, amor no coração, muita paciência e foco no problema, trataram de todos os pacientes com gabarito e conhecimento.

Ainda e voltando a falar sobre os números da Pandemia na região, os resultados favoráveis são visíveis, onde o principal é que não se registra nenhum óbito nos últimos 15 dias. O números de vacinados é alto, mesmo com a remessa sempre a menor da parte do Governo Estadual e da briga na Justiça pela Prefeitura de Ilhabela, o de recuperados é satisfatório e o de internados é o menor registrados nos últimos meses e nisso estão incluídos os entubados. No Litoral Norte boa parte dos equipamentos e estruturas relativa a Pandemia começam a ser desmontadas ou não serão ampliadas.

Este quadro não significa que tudo acabou e que iremos voltar ao nosso normal, pois existem as variáveis do Covid que ainda teimam em causar problemas, bem como os Protocolos Sanitários ainda vigoram, assim como as multas para aqueles que as transgredirem, ou seja, estamos caminhando para o retorno de uma vida tranquila e você, que está lendo este texto é a parte principal de todo este imbróglio. Cuide-se!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *