Litoral Norte mantêm o apoio a Bolsonaro e Tarcísio mesmo com derrota Nacional

Assim como no Primeiro Turno, quando o Litoral Norte votou em peso nos candidatos Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, na votação em Segundo Turno, realizado no último Domingo, o Litoral Norte repetiu a dose e manteve a maioria nas urnas das quatro cidades da região. Todo este empenho aumentou a chance de vitória, mas não impediu a derrota a nível nacional do Presidente que buscava a reeleição, elegendo apenas o novo Governador de São Paulo.

As Eleições Gerais deste ano em Segundo Turno transcorreram em total tranquilidade, igualando-se ao mesmo pleito em Outubro de 2018. Não houve registro de Crime Eleitoral pela Polícia Militar ou na Delegacia de Polícia Civil e muito menos no Fórum local, que tem como Juiz Eleitoral o Magistrado Júlio Branchini.

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE –  calculou que o tempo médio para votação seria em torno de 20 segundos que tinha apenas dois candidatos a escolher, diferente do Primeiro Turno, quando o tempo médio girou em mais de um minuto, quando o Eleitor teria que escolher entre candidatos a cinco cargos.

De forma oficiosa o Editor do Blog Contra & Verso calculou que a sua votação durou cerca de 15 segundos, ou seja, dentro dos padrões estabelecidos pelo TSE.

As ruas se mantiveram vazias e não havia santinhos espalhados pelas Seções Eleitorais dos quatro cantos de Caraguatatuba e do Litoral Norte. Os Eleitores preferiram votar pela manhã, deixando o resto do dia para o seu descanso e lazer. Não houve registro de filas e a Polícia Militar esteve presente nas Seções Eleitorais com maior número de Eleitores.

Movimentação apenas no dia anterior, quando correligionários dos candidatos Luís Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro realizaram Carreatas e Motociatas pelas ruas e avenidas da região. Não houve registro de incidentes entre os grupos.

Com a declaração oficial e constatação da vitória de Lula, partidários do candidatos iniciaram uma grande Carreata onde não faltou um forte Buzinaço por horas, movimentação esta que foi notada, de forma esparsa e reduzida até 24 horas após o término do pleito.

As única intercorrências, já esperadas, vieram dos problemas nas Urnas Eletrônicas. No total houve a troca de 17 urnas, sendo uma em São Sebastião, sete em Caraguatatuba e nove em Ubatuba. Não houve problema nas urnas em Ilhabela.

O resultado oficial das urnas em Segundo Turno no Litoral Norte se deu por volta das 20h30. Abaixo os números nas cidades da região.

Entre Votos Nulos, Brancos e Abstenções os números variaram de 23 a 27%, números altos para uma votação tão acirrada como esta. No âmbito do Estado de São Paulo Bolsonaro venceu Lula, respectivamente 55% contra 44% dos votos. No território nacional Lula venceu por um pouco mais do que 1% dos votos.

 

 

 

GOVERNADOR
CARAGUÁ    
  TARCÍSIO 42.318
  HADDAD 28.529
ILHABELA    
  TARCÍSIO 11.777
  HADDAD 8.772
SÃO SEBASTIÃO    
  TARCÍSIO 23.718
  HADDAD 22.141
UBATUBA    
  TARCÍSIO 32.306
  HADDAD 18.600

 

 

PRESIDENTE
CARAGUÁ    
  BOLSONARO 45.902
  LULA 30.819
ILHABELA    
  BOLSONARO 12.076
  LULA 9.596
SÃO SEBASTIÃO    
  BOLSONARO 24.723
  LULA 23.934
UBATUBA    
  BOLSONARO 33.967
  LULA 19.763

 

 

Nota da Redação: Conforme anunciado na Segunda-Feira este é o segundo texto retratando as Eleições Gerais de 2022 e o seu reflexo em Caraguatatuba e no Litoral Norte. Na sexta-feira você terá um reflexo do pleito nas Eleições Municipais de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo