MARKETING – CONCEITO DE VIDA

Marketing

Os Meios de Comunicação utilizam a Publicidade para ganhar o seu tão sonhado dinheirinho do dia-a-dia. Já as agências de propaganda precisam fazer você, consumidor, comprar o produto de seus clientes e para vender eles usam de vários artifícios, como a persuasão e a mensagem direcionada ao consumidor.

Esta semana falaremos da mensagem, que em termos de Marketing, você pode trocar por “Conceito de Vida”. Atualmente ninguém fala mais, “Este produto é o melhor”, “Não há outro produto igual no mercado” ou “Melhor que o nosso somente quando fizermos melhor”. Hoje as mensagem transmitem o “Conceito de Vida” de suas marcas, ou seja, elas te convidam a entrar no mundo delas, para que haja total satisfação de sua parte.

O “Conceito de Vida” destas marcas está explícito nas roupas dos atores, nos carros, nas casas, nos lugares que freqüentam e nas atitudes que tomam. O que na verdade eles querem é levar você para o “Conceito de Vida” deles e com isso, fazer você gastar o seu dinheirinho suado nas caríssimas marcas que são comercializadas.

Um mundo de homens e mulheres bonitas, carros de última geração, lugares paradisíacos, com vida badalada e movimentada, enfim, todos de bem com a vida, com muito dinheiro no bolso, sem gerente de banco atormentando sua vida ou qualquer problema que seja a lhe incomodar.

Você também pode optar por usar cosméticos que pessoas comuns utilizam diariamente ou então aquela loja

que oferece promoções diárias em eletrodomésticos a todo instante na sua televisão.

O “Conceito de Vida” é lançado diariamente nos Meios de Comunicação. O que você, consumidor, tem que ponderar é sobre qual conceito irá adotar, ou melhor, qual conceito o seu bolso pode agüentar.

Como você percebeu, há Conceitos de Vida dos mais variados tipos, formatos e tamanhos, cada um deles adequado ao segmento de mercado que pretende atingir. Seja a loja de eletrodomésticos que atinge as classes D e E, seja a loja de Departamentos que concentra seu poder de fogo na classe C, bem como o conceito dos carros importados, destinado as classes A e B.

Imagino que você irá perguntar em qual segmento se encaixam as operadoras de celular e os fabricantes de telefone. Este nicho de mercado abrange todas as classes, pois o interessante para eles é que se vendam cada vez mais aparelhos e linhas. A variação de classes é visível nos sistemas Pré e Pós-Pago e nos diversos tipos de aparelhos, que estão ao alcance tanto da classe E como da A.