Media Training

Media Training

Este texto trata diretamente da vaidade das pessoas, ou melhor, como se portar perfeitamente diante das câmeras, nas fotografias e nas entrevistas. Não….este texto não te ensinará como aparecer nas colunas sociais, mas certamente após ler estas linhas você saberá como ficará ainda mais bonito.

O tema em questão é o Media Training, termo americanizado que significa “Treinamento de Mídia” ou como se portar perante a Mídia. Aqui você saberá como participar da melhor maneira de uma entrevista de rádio e televisão, posar para fotos em eventos e solenidades e dar declarações, seja em público, seja entre a sua diretoria, bem como perante a imprensa.

Primeiramente algumas dicas técnicas: Os carecas como eu devem evitar posar para fotos tendo o fotógrafo acima de sua cabeça. Ainda falando de pessoas como eu – no caso os gordinhos – devem evitar roupas claras, elas engordam, listras horizontais e roupas justas, que aumentam ou mostram a realidade da silhueta.

Quanto as mulheres, evitem brincos grandes, blusas decotadas, penteados chamativos, extravagantes, roupas justas e saias curtas. A dica é simples, quanto mais você usar roupas deste tipo, mais eles irão reparar nos seus atributos e menos em você mesmo.

Falando para ambos os sexos, evitem em entrevistas de televisão usar óculos escuros e se estiver no estúdio, não use roupas brancas, pois pode causar problemas na hora de equilibrar a iluminação. O ideal é usar azul, grafite ou preto. Cores espalhafatosas, porém escuras, também não são recomendáveis. Quando for entrevistado, seja gravado ou ao vivo, olhe sempre nos olhos do repórter e nunca diretamente na câmera. Lembre-se, você está falando com o jornalista e não fazendo campanha política em horário eleitoral.

Ainda falando em televisão, quando a entrevista ou debate tiver bancada e você estiver sentado, não exagere quanto as mãos, ou seja, nada de ficar gesticulando com as mãos como se fosse um italiano falando do Palmeiras ou dando bronca no filho. As mãos ficam na mesa e irão se mexer bem pouco, pois ao contrário, todos irão ver que belas mãos você tem e não irão prestar atenção em você e no que disse.

Nas entrevistas fale sempre pausado, em tom médio e de forma direta. Nunca gagueje, pois isto mostrará insegurança de sua parte. Ao gritar você estará mostrando descontrole e se falar rápido ninguém te entenderá. Não ouse chorar ou encher os olhos de lágrimas por qualquer assunto. Guarde a sua sensibilidade para os verdadeiros momentos de emoção. Ao responder, mesmo que esteja errado, responda com convicção. Posteriormente você poderá dizer que se enganou.

Não importa quem você seja, comerciante, político, diretor de empresa, secretário municipal ou técnico do governo, ao falar, evite gírias, linguajar chulo, agressões ou ameaças. Mostre que você tem classe, não importando para quem você se dirige, pois estas pessoas vão gostar de saber que você tem cultura e educação e sabe falar.

Estas foram algumas dicas. Posteriormente daremos uma seqüência neste texto, mostrando outras maneiras de se portar diante da imprensa.