Por Ana Paula *

 

Olá mulheres! Vamos falar um pouquinho sobre como recebemos a menstruação?

Me diz então: o que é menstruação pra você? Como você lida com ela?

Quantas meninas receberam esse ciclo com frases do tipo: “bem vinda ao sofrimento/ bem vinda ao lado cruel de ser mulher!

Por mais que seja incômodo para muitas de nós, o ciclo menstrual faz parte do corpo feminino, do nosso Ser Mulher!

Aceitar no corpo mas não aceitar na alma, gera uma desconexão dentro de nós que passa de uma forma quase que imperceptível. Essa é uma conexão pertencente ao nosso feminino.

Vale a pena refletir que a vida é feita de ciclos que se abrem e se fecham. E nossa menstruação também é um ciclo que ao seu devido tempo abre e ao seu devido tempo, fecha.

Quando fechamos este ciclo precocemente (salvo por diagnóstico médico), é como se estivéssemos pulando etapas de um processo da vida.

É muito comum na correria do dia a dia, não termos a sensibilidade dessa conexão: corpo×menstruação×emoção.

Algumas mulheres podem não acreditar mas temos essa conexão, sim!

Um fluxo menstrual intenso muitas vezes sinaliza um emocional desiquilibrado.

Vou compartilhar com vocês, queridas leitoras, algo que aconteceu comigo.

Certa vez estava para tomar uma decisão num relacionamento. Estava tensa, irritada e muito angustiada. Cheia de dúvidas sobre a tal decisão. Mas era algo que precisava ser feito. Era como um “poço entulhado” no caminho. Fiquei dias com aquela conversa entalada na garganta. Como um engasgo mesmo. Que você nem ingere nem põe pra fora e vai literalmente causando sufocamento. Meu período menstrual estava pra acontecer por aqueles dias. Eu sentia como se meu útero estivesse carregando algo muito pesado. Mal conseguia andar. Mas não sentia cólica. Você nesse momento pode falar: “Ah Ana, mas os dias que antecedem a menstruação, sentimos sensação de inchaço mesmo”. Mas prestem atenção no que aconteceu.

Resolvi ter a tal conversa. Falei o que precisava ser falado e cheguei à decisão cabível ao momento.

Poucas horas depois percebi que estava andando normal. Sem aquele peso no útero que estava sentindo. Logo em seguida minha menstruação desceu.

Eu acompanho uma Psicóloga e Mentora de mulheres que fala muito sobre isso. Mas só tive a certeza quando aconteceu comigo.

CUIDE DO SEU CORPO!

CUIDE DAS SUAS EMOÇÕES!

 

Procure um Ginecologista periodicamente e se possível faça uma junção com um Psicólogo.

 

Este texto continua no dia 23 devido ao Sábado de Aleluia!!!

 

*Ana Paula,41 anos, nascida em Pernambuco. Escritora de livros voltados para o público feminino. Criadora da página @conectadaspelaalma, no Instagram, onde escreve e publica depoimentos de superação de mulheres marcadas pelos desafios da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *