Clayton & Denis_Sertanejos 48

E o Litoral Norte ganha a sua melhor Dupla de Música Sertaneja genuinamente Caiçara. Trata-se de Clayton & Denis, ambos nascidos no Litoral Norte, respectivamente em Caraguá e São Sebastião com 36 e 35 anos. A dupla está na estrada desde a década de 90 do século passado, tocando de tudo que vem de bom e com qualidade na Música Popular Brasileira, especialmente o Sertanejo Universitário.

A trajetória desta dupla tem traços familiares e acompanhamento das grandes duplas do passado. Clayton tem o sonho de cantar desde pequeno, quando ouvia as pessoas cantando e tocando ao seu redor. O amor pelo violão veio de um rapaz que tocava na Fábrica de Bloco onde trabalhava e como bom autodidata, aprendeu a arte de dedilhar notas sobre as cordas desde os 8 anos de idade.

O gosto musical de Denis vem de ouvir fitas cassete da dupla Chitãozinho & Xororó e da mãe Maria da Glória, que tocava na Rádio Oceânica com o pai no programa do Trono, em 1958. “Eu ouvia mamãe e papai cantar e queria participar, mas eles me mandavam sair sob ordens de que eu estaria atrapalhando”, disse. A técnica de voz veio de ouvir além da dupla campineira Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, tudo isso no gravador vermelho do irmão. O início da carreira veio do incentivo da mãe em participar de Festivais, como o de 1992 em São Sebastião, quando conheceu o parceiro Clayton.

Nesta caminhada detalhes e momentos não podem ser colocados de lado, como os Festivais da TV Record no programa Edson Moura, em praça pública, aos sábados por volta das 12 horas em 1998 e cantaram “Pão de Mel”, de Chitãozinho e Xororó e o Festival do Clube Enigma, na

Avenida Henrique Schaumann, na capital do estado, quando empataram com outra dupla e precisaram tocar novamente para desempatar.

O gosto pela música Sertaneja vem da herança campestre, pois ambas as famílias são do campo, da roça, está “na veia”, como se fala no jargão popular e aliado a isso está o aprendizado e acompanhamento dos grandes ídolos do passado. A dupla toca e canta todas as vertentes da música brasileira, do MPB tradicional, as bandas atuais, o Sertanejo Raiz e o Sertanejo Universitário.

Identificar os integrantes da dupla é muito fácil. Clayton é mais alto, sarado e com várias tatuagens pelo corpo. Denis é mais baixo, é a primeira voz da dupla e líder da banda. Atualmente a dupla está compondo músicas autorais, como “De Fusquinha na Balada” e “Faca de Dois Gumes”, de autoria de Ferreirinha dos Santos, que foi gravada pela dupla e que atualmente é tocada diariamente na Rádio Nativa FM, pertencente ao grupo Bandeirantes, além de outras músicas que estão em fase de preparação e finalização.

Mas de onde vem a inspiração para tantos sucessos??? Clayton conta que precisa ficar em paz, quieto e calmo no seu canto para olhar ao seu redor e a partir de uma frase, “a música vem”. Para Denis a inspiração nasce de um momento, uma situação, um caso, um assunto qualquer para escrever a letra e compor uma melodia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *