Galeria Presidentes ACEC

 

Assim como a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba nasceu de uma matéria de jornal para se tornar uma entidade em defesa dos comerciantes e empresários do município, havia a necessidade de mudar o foco, a linha de ação, fugir dos tradicionalismos e enveredar pelos novos caminhos e tendências mundiais do comércio. Afinal era o segundo ano do Século 21 e algo precisava ser feito.

O ano era 2002 e o Presidente o empresário Mase Ribeiro. Nesse ínterim um grupo de empresários via a necessidade da ACE se modernizar, se adequar aos novos tempos, tanto para fazer deslanchar a entidade como para proporcionar ao comerciante local os requisitos atuais prioritários para crescer e obter vantagens com o menor custo e maior benefício.

Esse grupo é formado pelos empresários Jorge Washington, Paulo Bijos, Moisés Martins Bravo, Mário Garcia, Roberto Navarro Magalhães, Fernando Guerra, Henrique Nunes, Ari Carlos Barbosa, Cláudio Ramires (falecido) e Conselheiros como Eugênio Ferri e Dorival Ruiz (ambos falecidos), Emílio Campi, Roberto das Mercês, Antonio Ales Barbosa e Eurípedes Ferreira da Silva Filho. Estes comerciantes sabiam que separados nada representavam, mas juntos poderiam fazer a diferença, tanto para a ACE como para a cidade.

Coincidentemente o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas lança o Empretec – Consultoria Empresarial e Tecnológica, curso da UNCTAD – órgão ligado a ONU – Organização das Nações Unidas onde a destinação final é melhorar e capacitar o empresário brasileiro, onde o participante identifica seus pontos positivos e negativos, estudando as 10 características do comportamento empreendedor, tendo a oportunidade de vivenciar mudanças comportamentais, revendo conceitos e atitudes. O curso, de imersão, dividido em 60 horas durante 6 dias faz com que o empresário melhore o desempenho empresarial, tenha mais segurança nas decisões, um melhor desempenho e reduza suas chances de fracasso.

No curso a metodologia é altamente interativa, com jogos, palestras, exercícios e atividades em sala e fora dela durante o período, com a devida assistência na elaboração e execução de plano de negócios, envolvendo finanças, mercado, tecnologia, informação e administração. O grupo ao fazer o Empretec, tinha como meta se desenvolver e assumir a diretoria da ACE, montando uma chapa, se candidatando e vencendo as eleições, tendo Jorge Washigton como o primeiro Presidente desta nova fase, desta nova mentalidade.

Com a vitória os primeiros trabalhos foram o de enxugar a folha de pagamento da entidade, resolver as pendências financeiras com a Unimed e desenvolver um trabalho mais profissional para com o associado, que antes de ser amparado, necessitava de orientação para crescer e se desenvolver. Esta mentalidade continua até hoje com este grupo fazendo parte da diretoria da ACE nos últimos 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *