O Gold Temple

Maíza Gaspar

 

Nessa viagem incrível que fiz para Índia, passei por vários processos de reflexão mental e espiritual.  Varanassi mexeu muito com meu estilo de vida e de como eu via a vida e a MORTE, mas como tudo é um ciclo, seguimos para o Norte e ao entardecer chegamos em Amritsar.

A cidade diferentemente de outras regiões da índia é muito prospera e construída com muito esmero, detalhes incríveis arquitetônicos com ícones Hindus e Islâmicos, e na época que la estive estava em ascensão, ruas e calçadas trabalhadas com detalhes em mármore ornamentado com a riqueza de pedras preciosas encrustadas em cada monumento de tirar o fôlego.

Peregrinos de todos os lugares tomavam lugar para acesso ao grande pátio de mármore que envolvia as quatro entradas principais do grande templo de Deus, inteiramente construído em ouro, e circundado por um canal de águas sagradas curativas.

Essa região é conhecida como Punjab e o SIKHS dominavam essa região, onde estabeleceram-se culturalmente.  Não são hindus, nem muçulmanos!

Diferentemente dos Hindus eles tem a crença num Deus único, e na igualdade da humanidade, formados inicialmente por uma seita de homens fortes e guerreiros, militarizados para sobreviver às opressões e identificados por turbantes coloridos que indicavam a hierarquia dominante e também para prender os longos cabelos pois religiosamente se proíbe o corte.

A filosofia de vida baseia na justiça, igualdade, harmonia e paz, porem durante os conflitos em Caxemira, muitos foram massacrados e tomaram o gold temple como lugar sagrado para se refugiarem e ali se estabeleceram, sendo uma das comunidades mais prosperas da Índia.

Nos dias de hoje o que mais chama a atenção é a gigantesca cozinha comunitária que serve mais de 80 mil refeições por dia, gratuitamente e mantida por doações.

Eu tive o privilégio de visitar esse lugar sagrado a noite e participar de uma silenciosa cerimonia e até interagir com as mulheres que faziam pães ( chapati ).   Foi surreal.

 

* Maíza Gaspar é Advogada e Procuradora na Prefeitura de Caraguatatuba, especializada nas questões ambientais e da Criança, além de amante dos Animais. Posteriormente transformou-se em conhecedora do Mundo Holístico, Místico e Terapêutico através dos seus vários segmentos. Com a sua coluna quer mostrar o outro lado das viagens de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo