A coluna de hoje mantêm o gancho diferente da anterior que tratou sobre o cargo no Executivo, pois não nasceu das informações recebidas pela rede de informantes espalhados pela cidade. Você lembra que certa vez um grande amigo perguntou o que seria necessário para uma pessoa se tornar Prefeito??? Muito bem, acabei aproveitando o tema e abordei também a função de Vereador.
Fio de Meada
Para acompanhar a coluna anterior, mesmo tratando-se de assunto diferente mas dentro da mesma linha, vale ler a coluna que trata do assunto Prefeito/Executivo: http://contraeverso.com.br/o-que-voce-precisa-para-ser-prefeito/
O que
O que é necessário para uma pessoa se tornar Vereador de uma cidade como a nossa querida e amada Caraguatatuba??? Posso garantir que são diversos, delicados e interessantes assim como para Prefeito, requisitos estes para ocupar a função, tão importante quanto a função do Executivo.
Honesto
Honestidade é algo que vale para qualquer cargo, função ou representatividade. Ser honesto é ponto de honra para a função, aliás é fator básico para a vida de um ser humano. Ser honesto para si mesmo, para com o povo, para com a instituição Legislativo.
Bom Senso
Praticar o Bom Senso é outro requisito prioritário. Bom Senso nas atitudes, pois agir de impulso às vezes pode ser prejudicial ou perigoso. Bom Senso ao pensar e Bom Senso ao escolher a melhor opção de trabalho.
Menos é Mais!!!
Estando na cadeira como Vereador, faça sempre o melhor pelo menor custo, pois nunca se esqueça que estarás lidando com Dinheiro Público, ou seja, com a grana dos outros e por isso, fazer o melhor gastando menos e tendo o melhor resultado. É o tradicional Menos é Mais!!!
Empresa
Assim como a Prefeitura enxergue a Câmara como se ela fosse uma empresa privada. É certo que as diferenças são grandes, pois uma Câmara Municipal, a Assembléia Legislativa, a Câmara ou o Senado Federal tem algumas restrições e regras que as diferem das empresas comuns, porém se você dinamizar o serviço, racionalizar o trabalho e qualificar a equipe você se aproxima das melhores e mais rentáveis empresas existentes no mundo.
Sociedade
Compreenda sempre as modernidades e mudanças da Sociedade, pois o choque de gerações é inevitável, mas o que não pode ocorrer é você legislar como os velhos Barões faziam, pois os tempos mudaram, as cabeças são outras e o povo pensa e quer suas ideias e concepções de maneira diferente.
Razão
Veja o povo como a razão de tudo. Ser Vereador é compreender que o seu trabalho, a sua devoção, que todo o foco e energia é centralizado no povo, nas pessoas, nos eleitores e contribuintes, pois se não de que adianta ser Agente Político se o povo não for a razão de tudo???
Abertura
Esteja sempre aberto para falar com a Sociedade, não importando a classe social, educacional, financeira, seja ela um nicho ou um segmento de mercado, pois assim como eles te ouviram e votaram em você, eles querem falar, reclamar, pedir, opinar, criticar e por aí a fora. Não se negue, não se blinde, esteja sempre pronto para falar e ouvir o que o povo quer.
Pobres
Já dissemos que o povo é a razão de tudo, que devemos entender a Sociedade e estar aberto para ela, mas não devemos nunca esquecer que no mundo que vivemos, onde impera o Capital, os pobres são os mais afetados e merecem um cuidado especial, pois além de ser uma grande fração do Eleitorado a Sociedade não pode ser tratada ou cuidada mediante sua classe, mas sim como um todo.
Meio de Campo
Não esqueça nunca, de maneira alguma, que o Vereador é o meio de campo num jogo de futebol, o Sargento de uma companhia, o elo de uma corrente, onde as extremidades significam o povo e o Prefeito, ou seja, o Vereador recebe a reclamação do povo e as encaminha para o Chefe do Executivo.
Resultados
Assim como na iniciativa privada, o Vereador deve cobrar resultados em pró da eficácia da Máquina Pública pois é através do desempenho dela que os reclamos do povo serão resolvidos.
Amigos
Um Vereador é também um Agente Político e como tal deve manter os amigos de ontem, de hoje e fazer novos amigos amanhã. Manter a unidade do eleitorado e a sua presença nos redutos eleitorais é manter a sua imagem viva e atuante perante os contribuintes.
Adversários
Outra regra básica é manter os amigos e trazer para si os inimigos ou adversários, pois cada vez que aumentar o seu alcance eleitoral e ampliar as suas bases na comunidade, é certeza de que o trabalho está indo de vento em popa!!!
Mezzo a Mezzo
Exercer a função de Vereador é estar apto ao combate e atento aos desejos e necessidades do povo 24 horas, resolvendo problemas e cumprindo tarefas. É como misturar o Gênio da Lâmpada com Hércules.
Erário Público
Citando novamente o Bom Senso, encarar a Câmara como uma empresa e também fazer o melhor pelo menor custo, pois o Legislativo também lida com Dinheiro Público, pago por muitos com o suor do seu trabalho.
Prioridades
No quesito Prioridades quando o assunto é a Vereança os mais pobres são prioridade e o dever de todo Legislador é o de conquistar direitos e benefícios a todos os eleitores e contribuintes, fazendo que com isso melhore o sustento das famílias e uma vida melhor para os que nada tem.
Lembrete
Não esqueça nunca que a função de Vereador é a de Fiscalizar o Prefeito e a Prefeitura, além de elaborar Leis que melhorem a vida do povo, independentemente de sua classe social, educacional ou financeira.
Meritocracia
Não é só o Prefeito que precisa ter uma equipe a altura e esta deverá ser formada através do mérito de cada um, seja ele um Líder Comunitário, um Jornalista, um estudante de Ensino Médio ou Estagiário de Direito e nunca, de maneira alguma pelos laços de amizade ou serventia que este profissional proporciona a você!!!
Proximidade
O povo é a razão de tudo nesta função, pois vive-se diariamente para o povo, pelo povo e com o povo. Ao mesmo tempo em que você deve entender as prioridades e estar aberto para ouvi-lo, o Agente Político não deve nunca se afastar de seus eleitores, dos seus contribuintes, pois isso é visto como fator de segurança para quem votou em você.
Dedicação
Assim como na nota anterior, dedicar-se ao povo é tarefa prioritária e primordial que um Parlamentar deve ter e digo o mesmo para com a cidade, pois dedicar-se ao eleitor e não dedicar-se a cidade é fazer mal feito ou fazer pela metade e sem o devido resultado.
Franqueza
Esta nota dedica-se a função de Vereador e manter franqueza, diálogo aberto e sincero com o Executivo faz parte das regras básicas para um bom trabalho. Negociar sempre, projetos, ideias e atividades é a relação mais salutar, inteligente e produtiva que um membro do Legislativo deva ter para com o Prefeito.
Voto
O Vereador deve ter como item principal na sua Cartilha de Trabalho que a sua eleição nada mais é do que um voto de confiança, um cheque em branco passado pelo eleitor pelo período de 4 anos, onde suas ações e modo de trabalho serão avaliadas para a renovação por igual período.
Despertou
Caso esta coluna tenha chamado a sua atenção para tentar uma candidatura a Vereança para 2020, o Contra & Verso pode te ajudar. Entre no link e conheça o que será o nosso Curso Preparatório. Faça a sua inscrição e nos procure pelo telefone 99714-4217, que nós te encaixaremos na primeira data possível. http://contraeverso.com.br/preparatorio-para-candidatos-a-vereador-2020/