Para Roosevelt a Pesca precisa de incentivo

Roosevelt Pedro_Advogado 38

 

Para o Advogado Roosevelt Pedro todas as ações que resultem na melhoria da Comunidade ou numa melhoria na Qualidade de Vida das pessoas dependem de meios externos e internos e ainda mais, na união de forças que resultem em atos positivos, que beneficiarão a todos de forma diversa e igualitária. A Pesca é um exemplo disso.

É público e notório que Caraguatatuba tem uma grande e trabalhadora classe de pescadores, todos de forma artesanal, o que contribui para manter o equilíbrio ao Meio Ambiente mas, ao mesmo tempo, essa classe padece diariamente com a constatação de que a produção pesqueira se reduz a cada dia. Qual seria a melhor maneira de aumentar a produção pesqueira de forma a não agredir o Meio Ambiente???

Para o causídico a solução seria uma ação conjunta, uma parceria, como foi citado linhas acima. Neste caso uma ação conjunta entre a Secretaria de Pesca e do Meio Ambiente, que traria inúmeras vantagens até para o Turismo. No caso a implantação de ninhos e tocas artificiais. Se analisarmos primariamente, os locais onde o peixe é abundante são locais onde procriam o plâncton e as algas marinhas, fonte de alimentação dos peixes, seja por via natural, criados em lajes ou pedras ou ainda, nos restos de embarcação afundados, seja por obra da natureza, seja pelo afundamento de navios militares resultantes de batalhas no passado.

Como não tivemos batalhas ou afundamentos somos vítimas da queda na produção e da pesca industrial, feita com redes de arrasto que levam o pouco que temos. Uma forma de recuperar isso em pouco tempo seria a submersão de peças de concreto vazadas, cubos abertos que seriam distribuídos ao longo da baía em frente a Praia do Centro para que floresça o alimento dos peixes, mantendo-os ali e consequentemente, aumentando a produção. Uma ação desta começa a dar resultado nos primeiros 18 meses de sua implantação, trazendo benefícios para o pescador, uma maior geração de emprego e renda e para o Turismo, a entrada da cidade como cenário de pesca submarina e competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *