O 20º Batalhão de Polícia Militar, sediado no Litoral Norte realiza a sua primeira Ação Integrada de Segurança nesta quinta-feira – 25 de abril, reunindo os órgãos de Segurança Pública baseados na região. Esta será a primeira, que terá periodicidade mensal. O evento se assemelha a antiga “Blitzkrieg” do Exército Alemão durante a 2ª Guerra Mundial.

As Blitzkrieg eram as ações conjuntas de invasão por mar, ar e terra, quando Marinha, Força Aérea e o Exército invadiam ao mesmo tempo um país ou região durante a 2ª Guerra Mundial, minando as chances de defesa do inimigo com o emprego das forças de ataque ao mesmo tempo.

A Ação – Blitzkrieg – Integrada da Polícia Militar contará com o apoio das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Atividade Delegada, Infantaria do 20º Batalhão, Polícia Civil, Polícia Federal, Divisão de Trânsito da Prefeitura local, Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Caraguá, Conselho Tutelar, Guardas Civis de Ubatuba e São Sebastião, Polícia Ambiental e o Baep – Batalhão de Ações Policiais Especiais.

Na manhã de hoje estiveram reunidos na sede do 20º Batalhão os representantes das forças de segurança da região, juntamente com o staff do comando da PM no Litoral Norte, comandados pelo Tenente-Coronel César Eduardo Ferreira. Evento idêntico já foi realizado em Pindamonhangaba e Taubaté com sucesso.

A base da Ação Integrada tem por objetivo reduzir a criminalidade na região atingindo os principais focos de ocorrências nas cidades que atua. Ao escolher uma região ou comunidade as forças de segurança entram juntas e ao mesmo tempo, a caça de marginais investigados e procurados, fazendo revistas e pentes finos em veículos. Nesse ínterim a Prefeitura age através do Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar procurando menores que estejam em situações contrárias ao Estatuto de Criança e do Adolescente e a Vigilância Sanitária realiza vistorias em estabelecimentos comerciais, aplicando multas ou realizando fechamentos se for o caso e organizando o trânsito através de sua equipe específica, podendo aplicar multas e manter o tráfego livre para as demais viaturas. A Polícia Ambiental caberá percorrer a região de mata do local em que estiver agindo.

O Baep estará junto com as viaturas do 20º Batalhão no patrulhamento, revista e prisão e caberá as Guardas Civis de Ubatuba e São Sebastião, juntamente com as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal fiscalizar as fronteiras de Caraguatatuba com Ubatuba e São Sebastião.

Durante a reunião de hoje foram abordados e discutidos assuntos, problemas e soluções para a ação na quinta-feira, onde todos os detalhes foram levados ao conhecimento dos representantes das forças de segurança presentes, dentre eles o famoso “Rolezinho” realizado pelos jovens nos finais de semana. Segundo o Tenente-Coronel César Eduardo o início da operação se dará no centro da cidade na manhã de quinta, finalizando por volta da meia-noite e deverá contar com pelo menos 200 membros e mais de 20 viaturas. Não está descartada a utilização do Helicóptero da PM sediado no CPI-1 – Comando de Policiamento do Interior 1, em São José dos Campos. A Ação Integrada deverá ser mensal e teve início após a posse do Coronel Eduardo Stanellis no comando do CPI-1. Não foi informado em quais bairros ou comunidades serão palco da primeira Ação Integrada na região.

Recentemente o 20º Batalhão recebeu uma premiação por parte do CPI-1 devido a redução dos índices de vários tipos de crimes na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *