O amadorismo na Política em Caraguatatuba está se tornando tradicional. Seja na Comunicação da Prefeitura, seja nos projetos oriundos do Legislativo, este início de gestão está dando o que falar, nos canais oficiais, nos Bastidores da cidade, bem como nos corredores dos prédios públicos.
Prato Caiçarinha
Uma prova disso é o projeto da Vereadora Lalá, que desejava instituir o Prato Caiçarinha na esfera Gourmet da cidade.
Prato
O objetivo do Projeto é de cultuar a Culinária Caiçara e incentivar a pesca artesanal, dando uma opção de baixo custo para moradores, Turistas e Veranistas.
Caiçarinha
O projeto em questão oficializa uma mistura de Frutos do Mar, com Arroz, Pirão ou Batata Frita, além de água ou refrigerante.
Prato 1
No projeto consta a obrigatoriedade do prato ser servido em Bares, Restaurantes e Quiosques da cidade, sob pena de multa caso isso não ocorra.
Prato 2
Venhamos e convenhamos este Projeto é por si só impraticável, para não dizer um absurdo, desde o seu nascedouro em todas as fases e ramificações.
Intromissão
O maior e principal pecado desta propositura é o da intromissão do Estado na Economia, no dia-a-dia do Empresário e Contribuinte.
Intrometido
Obrigar Restaurantes, Bares e Quiosques a terem em seu Cardápio um prato popular é o mesmo que ditar como o Caiçara deve se portar, viver, reverenciar e opinar.
Exemplo
A história mostra que a intromissão do Estado em qualquer área da Economia, leva ao caos, a desordem, a inflação, a bagunça generalizada.
Econômico
Outro pecado é econômico. Como a Vereadora espera que seja servido um prato popular contendo Camarão, Marisco, Lula, dentre outros, acompanhado de Pirão ou Batata Frita, com Água ou Refrigerante.
Alto Custo
É sempre bom lembrar que os Frutos do Mar não estão lá um precinho camarada e que imaginar um prato popular com estes itens é acreditar que o Coelhinho da Páscoa fará parceria com o Papai Noel em Dezembro.
Subsídio
Para que um prato como este seja servido a preços populares será necessário um subsídio para baratear os ingredientes.
Imagina
Será que a Vereadora imagina qual seria o preço deste prato popular???
Popular
Tendo em vista a atual situação da economia, prato popular no Brasil ainda é Arroz, Feijão, Salada, Bife e Batata Frita e olhe lá.
Culinária
Obrigar ter um prato no Cardápio coloca em risco toda a estrutura de um Comércio da área Gourmet, que serve pratos mais caros e requintados.
Inexiste
A bem da verdade, se verificarmos nos Restaurantes da cidade os únicos pratos com Peixe servido a um preço módico é o de Filé de Pescada.
Turismo
No âmbito do Turismo é definir de uma vez por todas qual o tipo e nível de Turista que a cidade necessita para a sobrevivência da mola mestra da economia local.
Turismo 1
Neste campo o problema se agrava pelo fato de que Caraguá não sabe ou definiu até o momento qual o tipo de Turista que deseja frequentando as nossas praias.
Ufa
Agradecendo o criador por existir uma luz no fim do túnel, a Vereadora retirou a proposta das Comissões Permanentes.
Você pensa que tudo acaba por aqui??? Ledo engano, acompanhe a continuação desta coluna que virou uma piada Legislativa.