Por: José Castro *

 

Estando nós passando por esta época de frio que todos os invernos assola o mundo em diferentes meses do ano, dependendo do país, hoje venho falar de algo líquido ou licoroso dependendo do tempo de envelhecimento.

Vinho do Porto, é das únicas bebidas que se comem. Este deve ser apreciado de forma a saborear sua casta e aquelas notas do envelhecimento em casco de carvalho 🍁 onde ele fica anos antes do processo de engarrafamento.

O melhor momento para apreciar este tesouro da terra, além da melhor companhia podemos usar o branco como um aperitivo, abrindo aquela vontade de saborear o melhor prato acompanhado pelo vinho de mesa, que não o Vinho do Porto. Enquanto o tinto é bebido mais no final de uma refeição como digestivo, acompanhando ou não uma sobremesa a gosto. Para mim a melhor companhia para o Vinho do Porto Tinto e uma Tábua de Queijos ao meio da tarde.

Umas das principais castas do Vinho do Porto é a Touriga Nacional, Touriga Francesa e a barroca, entre outras. No branco temos ainda a casta de nome Malvasia Fina, podendo incluir o Moscatel e Periquita sendo estas na Versão tinta ou Branca.

Vinhedos situados no vale das encostas do Rio Douro, podendo receber o sol em horários diferentes que vai interferir no paladar e aroma das diversas castas.

Ao longo do Rio encontramos algumas cidades e povoações sendo as mais conhecidas, Régua e Pinhão.

O Porto na História do Vinho ficou o seu Nome. Local onde terminava o transporte em barcos de nome Rabelos, do valioso líquido de onde era exportado para todo o Mundo. As Caves do vinho é o local onde é tratado, armazenado, envelhecido e engarrafado ou não, podendo ter sido este processo feito na sua origem, está situada na outra margem do Rio Douro na Cidade de Vila Nova de Gaia a qual é unida pela Ponte D. Luiz.

Caves muito visitadas por turistas podendo saborear e sentir o aroma que exala no interior, pode ainda armazenar na mente as mais belas imagens do Mundo com um passeio de Barco em toda a extensão do Rio.

Grato pela leitura.

 

*JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio. Tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática, além de experiência em geriátrica e restauração. Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA  2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD, assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança. www.ckscjka.com.br  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *