A evolução da Humanidade juntamente com a Tecnologia criaram meios e serviços para o nosso progresso e desenvolvimento. Alguns ou a maioria destes serviços necessitaram de apoio para a sua manutenção, apoio este que ainda padece de competência, organização, disciplina e bom senso. Em suma, é a personificação do Caos!!!

Hoje em dia quem não recebe pelo menos de duas a três chamadas das Operadoras de Celular oferecendo pacotes, vantagens e benefícios??? Até aí tudo bem, pois o objetivo das empresas de Telefonia Móvel é angariar o maior número de clientes e usuários. Mas e quando você diz não estar interessado e momentos depois outro atendente, da mesma empresa, te oferece o mesmo pacote que você recusou???

Este inferno é fruto da falta de organização e comunicação entre as equipes de Telemarketing ou da falta de confiança entre os atendentes, pois a esperança é que se fulano não conseguiu te convencer, beltrano pode ter sorte ou mais gabarito. Mesmo sendo demoníaco, é, podemos dizer, “aturável”.

Porém a personificação do Caos se mostra visível quando é você a ligar para os SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente ou Consumidor – das Concessionárias de Serviço Público, Água, Luz, Telefonia Fixa e Móvel. Me refiro aos SAC, é bom frisar e não vamos discutir a qualidade dos APP destas empresas, pois aí o texto tornar-se-á um livro, com vários tomos.

Vamos abordar algumas empresas, no caso a Pernambucanas, a Vivo e a EDP – Energia Elétrica – as quais vivenciamos momentos trágicos, difíceis de entender e acreditar nos dias de hoje. Ao proceder o pagamento da fatura mensal do cartão Pernambucanas, simplesmente o site do banco recebedor alegou que o Boleto não estava cadastrado e que o beneficiário, no caso a Pernambucanas, deveria ser acionado para solução. Ao ligar para o SAC da empresa, a mesma tenta lhe direcionar para o atendimento virtual, serviço inadmissível, pois a dificuldade em se comunicar com este computador é tarefa Hercúlea. Falando com a atendente e depois de informar o seu CPF pelo menos duas vezes e confirmar até a cor dos seus olhos, conto a minha história e a funcionária diz que irá enviar um novo Boleto para o pagamento. Minutos depois, ao receber o documento por E-Mail, percebo que o mesmo Boleto foi enviado, ou seja, recebo a mesma mensagem anterior.

Tenho com a Vivo, Operadora de Telefonia Celular, Fixa e Internet uma ligação bem próxima e diária, visto que sou cliente fiel de pelo menos 40 anos destes serviços. Numa Quinta-Feira qualquer percebo na madrugada que estava sem conexão. Como a Internet é inconstante, mesmo com você morando no centro da cidade, achei que o fato era momentâneo e que horas depois estaria tudo normalizado. Infelizmente isso não aconteceu e depois de perder o dia de serviço, chamei o SAC para denunciar o problema e pedir uma solução. A atendente, muito gentilmente me atendeu e me colocando como “Prioridade”, disse que eu seria atendido no dia seguinte entre 15h30 e 18 horas. Achei estranho a tal prioridade, mas aceitei por não ter outra alternativa. Estranhamente a Internet retornou na madrugada do dia seguinte, fiquei mais de 20 horas sem conexão, e estou esperando até o momento a visita do técnico para ver e resolver o meu problema.

Se você está assombrado com os relatos, leia agora o que ocorreu com a EDP. Entrei em contato com o SAC da EDP – Empresas de Portugal – detentora da concessão para o fornecimento de energia elétrica, com o intuito de alterar a minha data de pagamento, pois no início do mês acabo atrasando o pagamento. De maneira rápida e fácil acertei com o atendente que começaria a pagar todo dia 15, o que para mim facilitaria em muito. Feliz eu fiquei quando chegou a fatura para o dia 15 de Julho, a qual foi paga religiosamente. O pesadelo veio dias depois, quando recebo por E-Mail uma nova fatura da Concessionária e pensei que a empresa estaria adiantada, enviando a fatura de Agosto. Pasmo eu fiquei quando vi a fatura para pagar no dia cinco de Agosto, ou seja, na mesma data que eu recebia e diferente do dia que havia tratado. Ligo para a EDP e recebo a informação que não poderia fazer a alteração, pois há um protocolo que impede de fazê-lo num prazo de 12 meses. Informo estar ciente mas friso que a alteração foi feita pela empresa e não por mim, retornando para o dia cinco. Boquiaberto eu fico quando sou informado que o dia 15 não existe na lista de recebimentos da Concessionária e pergunto quem é o mágico na EDP, o Atendente ou o Computador da empresa, recebendo como resposta o desligamento da ligação na minha cara. Uma terceira ligação foi feita e a atendente manteve a mesma informação.

Infelizmente temos que conviver com o descaso de atendentes e a falta de competência das Concessionárias no trato com seus clientes. Simplesmente é o Caos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *