O município de Caraguatatuba tem números que impressionam: É a cidade mais populosa do Litoral Norte com cerca de 110 mil habitantes, tem o segundo orçamento municipal (mais de R$ 505 Milhões) e área (480 Quilômetros²) da região. Anualmente lança em torno de 78 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tem uma frota de 55 mil veículos, 565 edifícios e mais de 15 mil vias públicas entre avenidas, ruas, vielas e travessas que apresentam um grave problema. Numeração errada ou desencontrada.
Há contribuintes que reclamam das ruas que são cortadas por outras vias de acesso ou rios e que continuam depois da interrupção. Esse é o menor dos erros, pois o mais grave e importante é o fato de não se encontrar uma casa ou estabelecimento comercial pelas maneiras práticas ou tradicionais. Em todas as ruas a numeração par fica de um lado e do outro a numeração ímpar, sempre no mesmo sentido, seja ele centro/bairro ou do mar para a terra ou vice-versa.
Em Caraguatatuba este problema é visível e gritante, atingindo principalmente nos bairros de identidade turística, onde o maior percentual é de veranistas e turistas. Um exemplo: Você vem no sentido centro/bairro procurando uma casa de número 273. Os números ímpares ficam a direita no sentido citado. O que geralmente acontece é o número procurado estar fora da ordem numérica e até do lado errado da rua.
Estes erros causam aumentos nas corridas de táxi, visto que a pessoa gasta mais tempo procurando a residência ou comércio ou na perda da carga ou mercadoria que e empresa está levando e não consegue entregar. Os Correios levam um tempo para entender e compreender as ruas com erros de numeração e por causa disso os carteiros tem trabalho redobrado na entrega de correspondências.
A melhor medida para resolver esta questão seria um trabalho redobrado no intuito de consertar as numerações e até nomear as vias públicas que forem cortadas por rios ou outras avenidas, mas as conseqüências seriam grandes, pois envolveria concessionárias de primeira necessidade, empresas, Correios, Polícia, dentre outros.