BLOGUEANDO 22 – ABR – 2015

Bloguear 1

Confusão

Fiz uma pequena confusão. Fui escrevendo as notas do Blogueando que vinham a minha cabeça e memória e depois notei que não dividi as notas pelas datas. Sendo assim o aniversário de Caraguá foi mencionado no dia seguinte.

Menção

O que importa é mencionar. Não se pode é esquecer a data e principalmente a data da sua cidade.

Raio-X

O importante também é que não deixamos de escrever sobre Caraguá no seu dia mais importante. O texto do aniversário é um raio-X dos mais atuais sobre a Capital do Litoral Norte, mostrando a sua situação sob vários ângulos.

Continua

E nessa prosa de escreve e esquece, deixamos de mencionar o aniversário de Tiradentes, que para uns foi herói, para outros foi um delator que teve o fim merecido.

Capital

E ontem também foi o aniversário de Brasília, a nossa Capital Federal, berço das maiores e mais importantes decisões políticas do país. É também a cidade onde existe o maior índice de separações, onde ter amante é tradição, onde a Polícia Militar tem o melhor salário do Brasil e outros tantos índices que valem ou não ser mencionados nesta coluna.

Descobrimento

E para mostrar que esta coluna consegue ser atual, vamos bater palminha e assoprar velinhas para o nosso Brasil, que comemora seus 515 anos de descobrimento, que por ser novo, ainda padece das situações típicas da puberdade, da juventude, o leitor que escolham, para sofrer o que vem sofrendo.

Datas

Aliado aos 515 anos de Descobrimento temos 126 anos de República, 193 anos de Independência, 127 anos sem escravidão, 51 anos da última Ditadura e 30 anos de Democracia com o fim da Ditadura.

Evento

O Caraguá Praia Shopping comemorou os 50 anos da Associação Comercial e Empresarial com uma noite de Queijos e Vinhos, homenageando os ex-Presidentes e o atual, além dos funcionários com mais tempo de casa, além do comerciante Mitsuo Kashiura, o mais velho em vida e presente na cerimônia. Interessante a intenção de interagir com uma entidade que nunca demonstrou trabalho conjunto ou relacionamento mais profundo ao longo dos últimos anos.

Cerimonial

Os ex-Presidentes e os funcionários mais antigos receberam uma placa alusiva a sua gestão e ao Cinqüentenário da entidade. Na quebra tradicional de Protocolo o Rotary Club homenageou a Jornalista Bruna Vieira e o empresário Fausto Pereira falou dos 30 anos da Nice Calçados.

Lembranças

Assistindo eventos como este me traz boas lembranças dos tempos de Câmara Municipal. Ordem de Precedência, Formação de Mesa, Quebra de Protocolo, Mestre de Cerimônia e outros tantos requisitos, seculares, tradicionais e obrigatórios.

Corpo de Baile

O Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta hoje, às 20h, no Teatro Mario Covas, o espetáculo de dança “Trilhas”. A obra, dirigida por Cristina Neves, aborda as dificuldades da vida, como uma montanha alta a ser escalada. A obra tem entrada franca e classificação livre.

Enredo

No decorrer da subida, as pessoas sempre encontram um lugar mais confortável para descansar, uma flor rara para admirar e água fresca e corrente que sacie a sede. Mas nesse caminho, existem também pedras que se soltam, trilhas que confundem e escaladas que cansam a ponto de fazer as pessoas terem vontade de desistir.

Fúnebre

E o feriado de Tiradentes terminou ontem, aliás nem começou. Era triste ver o final fúnebre do feriado numa cidade deserta, vazia, silenciosa e parada. Vamos torcer para o feriado do Dia do Trabalho seja melhor.

Falecimento

Faleceu na segunda-feira, dia 20, aniversário de Caraguá o ex-Vereador e Presidente da Câmara, Otávio Patrício de Morais.

História

Otávio Patrício de Moraes morreu em casa, de morte natural, aos 83 anos de idade. Foi Vereador em Caraguá em quatro legislaturas seguidas, de 1960 a 1976. Presidiu a Casa de Leis em 1963 e 1966. Nascido em Paraty, veio para Caraguá com quatro anos de idade, onde morou na antiga Fazenda dos Ingleses. Ele deixa 10 filhos, 17 netos e nove bisnetos.

Famoso

O filho mais famoso foi Valmir de Morais, também eleito Vereador de 1993 a 1996, além de ter trabalhado na campanha a Prefeito do ex-Vereador e Presidente da Câmara Omar Kazon.