Faltando cerca de 50 dias para a temporada de Verão, a Prefeitura de Caraguatatuba ainda não definiu na totalidade quais serão os eventos na principal época do ano na cidade, leia-se eventos esportivos, sociais e os tão esperados shows musicais. Segundo a Secretaria de Comunicação os entendimentos sobre o assunto já se iniciaram e se concretizaram há poucos dias. Saiba em primeira mão os shows já contratados.

O Verão é a principal estação do ano na cidade. Sendo Caraguatatuba uma Estância Balneária e com a mentalidade sazonal impregnada nas mentes dos Turistas, Empresários e Poder Público, restou para a cidade aumentar seus lucros, incentivar seus projetos e negócios e movimentar a economia local com a sua principal identidade entre dezembro e março, dependendo de quando será o Carnaval. Para isso, esperasse que um agendamento antecipado, um plano pormenorizado e extremamente detalhado seja feito para que toda estrutura reinante nas engrenagens municipais possa saber como agir e proceder.

O temor desta falta de preparo antecipado é o que os problemas na temporada de Verão anterior se repitam na cidade, como a desistência do patrocinador, mudanças no decorrer da temporada quanto a datas e formas de ingresso aos shows e a falta de pagamento pelos apoiadores as equipes de infraestrutura do evento, como Segurança, Som e Luz, Médico e serviço de ambulância e da gravação de áudio, que circulou pela Internet abordando falhas na preparação e organização dos shows, que posteriormente foi desmentido, de maneira pouco convencional, com um vídeo.

Pesquisando sobre o assunto com a Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação e o Comtur – Conselho Municipal de Turismo descobre-se que é voz corrente, de forma velada e interna, entre os membros do Comtur, de que não são necessários os shows durante o Verão, pois o maior atrativo do período são o Sol, o Calor extremo e as mais belas praias e recantos de todo o Litoral Norte. Segundo a fonte, dentro do Comtur é defendida a tese de que os shows são necessários na baixa temporada, pois aí tornam-se o principal atrativo para a vinda de Turistas.

No final do mês passado o Contra & Verso solicitou informações ao Secom com respeito ao Verão 2019, sendo respondido que as contratações estão sendo realizadas e que o Prefeito em pessoa fará o anúncio. A Secom aguarda o desenrolar dos fatos que em breve chegarão ao conhecimento dos Veículos de Comunicação na cidade. Conversamos com a Presidente do Comtur sobre o assunto e a mesma nos contou que desconhece quais cantores serão contratados e que a Prefeitura vem tentando conseguir parceria com empresas que patrocinem os shows, sem que haja gasto do Erário Público.

A Presidente do Comtur alega que as tratativas vem sendo feitas desde setembro e que a questão dos shows na baixa temporada não é oficial perante o conselho, podendo ser oficiosa. Ao mesmo tempo informa que vem mantendo contato periódico com a Secom, secretaria que ficou a cargo da contratação dos shows. Sandra Abril ressalta que o Comtur dará opinião sobre os shows contratados, além da palavra final, pois o conselho é um órgão deliberativo, composto por 1/3 de membros do Poder Público e 2/3 de membros da Sociedade Civil Organizada. Ao mesmo conta que o conselho aprova o orçamento dispendido para a contratação, mas não escolhe os artistas e desconhece quem será o patrocinador.

No último dia de outubro o Blog Contra & Verso soube antecipadamente dos shows já contratados com as respectivas datas de apresentação. Neste mesmo dia procuramos a Presidente Sandra Abril, que desconhecia os contratados e não informou, até o fechamento deste texto, o valor do orçamento.

A Prefeitura já contratou, por dispensa de Licitação os seguintes artistas com seus respectivos valores e datas de apresentação, conforme quadro abaixo e segundo apuramos, os shows serão gratuitos no Centro e Porto Novo

 

Artista Valor Data
Fernando & Sorocaba $ 255 mil 28/12/2018
Ed Mota $ 51 mil 04/01/2019
Lenine $ 60 mil 05/01/2019
Milionário & Marciano $ 65 mil 11/01/2019
Loubet $ 65 mil 12/01/2019     *
Thaeme & Thiago $ 135 mil 11/01/2019     *
Banda ONZE:20 $ 25 mil 04/01/2019     *
Iza $ 72 mil 19/01/2019
     
*  – Shows na Praça de Eventos do Porto Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *