O Verão 2018/2019 já começou para a Polícia Militar em todo Litoral Norte. Uma solenidade realizada agora pela manhã na Praça de Eventos, em Caraguatatuba marcou a chegada do Reforço de Verão em toda região. Autoridades Civis e Militares prestigiaram o evento que deverá durar até o dia oito de fevereiro do próximo ano.

Uma cerimônia Militar presidida pelo Coronel Lourival da Silva Júnior – Comandante do CPI-1 – Comando de Policiamento do Interior 1 – São José dos Campos iniciou a Operação Verão 2018/2019 da Polícia Militar no Litoral Norte. O objetivo da operação é o de equilibrar parcialmente, o número de Turistas com o de Policiais na principal época do ano na região, dando mais segurança e reduzindo os índices de criminalidade no período.

Estiveram presentes, além do Coronel Lourival Jr. o Prefeito de Caraguatatuba, seu vice e Secretários Municipais, além do Delegado Seccional de Polícia Civil, Múcio Alvarenga e demais autoridades civis e militares.

A Operação Verão teve início hoje e só termina em oito de fevereiro, no meio da temporada de Verão. Segundo o Coronel Lourival Jr. o Carnaval merecerá um remanejamento e uma operação diferenciada para o período. A solenidade em Caraguatatuba marcou a abertura da Operação Verão em toda a região e aqui foi realizada por ser a sede do 20º BPM/I – Batalhão de Polícia Militar – Tenente Edgard Armond. Simultaneamente houve a abertura em São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

Ao todo serão 627 policiais assim divididos: 177 para Ubatuba, 77 para Ilhabela, 159 para São Sebastião e 214 para Caraguatatuba. Dias antes do início da operação a Polícia Militar anunciou a chegada de seis novas viaturas para o patrulhamento nas cidades da região, divididas desta maneira: Três para São Sebastião, duas para Caraguatatuba e uma para Ubatuba. Os Bombeiros receberam 72 homens para o Grupamento de Incêndio e o Salva-Mar recebeu 192 Guarda Vidas Temporário. Pela primeira vez os Bombeiros utilizarão as MOB – Motos Operacionais dos Bombeiros em Ubatuba, mantendo o serviço em Caraguá e São Sebastião, com a previsão de funcionamento em Ilhabela para a Operação de 2019. A Guarda Ambiental e Polícia Rodoviária também receberam reforços.

A equipe de Rádio Patrulhamento Aéreo também esteve presente através do Major Siqueira, que anunciou ao Contra & Verso que a região terá a exclusividade de um Helicóptero, que ficará baseado em Ubatuba e fará a princípio o patrulhamento com um Bombeiro, mas nada impede que um policial, munido de armamento de precisão possa fazer parte da equipe em casos que for necessário. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba já tem baseado em São José uma aeronave para servir a região. A Carreta de Monitoramento, que ficou em Caraguá na operação anterior, desta vez ficará em São Sebastião, devido a logística e espaço.

Segundo o Coronel Lourival Jr. que na década de 90 no século passado comandou o Policiamento Rodoviário na região informou que as equipes do BAEP – Batalhão de Ações Policiais Especiais fará incursões na região mediante análise do comando na região ou dando apoio ao reforço. Assim como nos anos anteriores, o reforço é composto por uma mescla de policiais mais experientes com novatos saídos do estágio probatório. Ao mesmo tempo relata que a Polícia Militar enfrenta um processo diário de melhoria contínua, sempre aperfeiçoando seus métodos, o que não impede de se atualizar no combate ao crime de forma mais rígida, desde que haja uma lei mais rigorosa como amparo.

Quanto a falta de homens, o Comandante do CPI disse que existe esta deficiência em todo o estado e para compensar a Polícia Militar atua com Planejamento, Inteligência e Tecnologia, além do apoio das Prefeituras, no que tange a Atividade Delegada. Finalizando o Coronel pediu o apoio da população no combate ao crime, informando com detalhes e sigilo, através do telefone 181 todo e qualquer caso que envolva a segurança e a redução da criminalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *