Caraguatatuba é chamada de “A Capital do Litoral Norte”, seja pelo seu posicionamento geográfico, seja pelo seu tamanho, população, centro comercial e pelos seus cantos, recantos e encantos naturais. Devido a isso é classificada como ‘Estância Balneária’, o que não é o bastante.
Na opinião do Advogado Roosevelt Pedro há muito que ser feito. É necessário organizar o Turismo na cidade de tal maneira que possamos viver dele, sem a necessidade de verbas do Gás ou da implantação de indústrias não poluentes.
O primeiro ponto a ser derrubado é a chamada “Sazonalidade no Turismo”, ou seja, a cidade só é visitada nos feriados prolongados e nas férias de verão. Precisamos acabar com isso, realizando eventos e ações que atraiam o turista para a cidade na baixa temporada e até no inverno, onde as temperaturas são amenas, o sol brilha, há calor e não existe fila, grandes aglomerações ou trânsito congestionado, seja nas ruas, seja na Rodovia dos Tamoios.
As ações necessárias para transformar o Turismo vão desde a construção do Aquário Municipal, a instalação do Teleférico, o incentivo para o transporte Aquaviário de Turismo, a profissionalização dos trabalhadores do Turismo e o financiamento para a construção e reforma de Pousadas, Hotéis e Resorts, pois assim como não podemos confiar num Sol quente e radiante todos os dias, temos que equipar a cidade com outros recursos que mantenham o Turista anualmente e tragam cada vez mais o Veranista.
Incentivar o Turismo, gerando emprego e renda depende também de aproveitar os recursos, as tradições e os materiais que o município tenha em abundância. Um exemplo disso é o Sorvete Artesanal, que pode se transformar numa festa de âmbito nacional, assim como o Oktober Fest e a Festa do Peão de Barretos.
Como se vê, o Turismo é a fonte principal, a mola mestra para agitar a economia local, tirando a dependência de outros empreendimentos ou verbas.