bandeira-brasileira

 

Hoje é o Dia da Bandeira Nacional. A Bandeira Brasileira é o símbolo máximo da nação, juntamente com o Brasão da República e o Hino Nacional. Dos símbolos nacionais a Bandeira Brasileira é a mais usada e popular.

Seu significado, ao contrário do que aprendemos na escola não está relacionado as riquezas do país, como as Matas e o Ouro. Na verdade o verde e o amarelo representam as cores da Casa Real Portuguesa. O círculo azul representa o céu e as estrelas nele contidas mostram como se apresentavam na noite de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República e o lema “Ordem e Progresso” é uma redução de uma frase que homenageia a nação e os brasileiros.

Adorada pelos patriotas e odiada por nossos inimigos, a Bandeira Brasileira já foi blindada no tempo da Ditadura, onde não poderia ser usada se não fosse num evento público e nacional. Hoje é tema de camisetas, cangas, toalhas de praia e outros vários temas, popularizando o que mais representa o país, que são suas cores, formas e formatos.

Cultuada como símbolo máximo pelos militares no Cerimonial a Bandeira ocupa lugar central, prioritário, obrigatório e determinado conforme decreto, além de ser adorada por todos os brasileiros.

Ainda sobre os militares, na data de hoje é realizada tradicionalmente uma cerimônia Cívico-Militar no Quartel General do Exército, em Brasília, onde as Bandeiras velhas são queimadas e trocadas por Bandeiras novas, tudo isso ao toque de marcha e entoando o Hino a Bandeira pela Banda Marcial do Exército.

Salve Lindo Pendão da Esperança é o início do hino que homenageia a Bandeira Brasileira, símbolo máximo dos brasileiros, que ao vê-la devem meditar sobre o amor a pátria, o seu respeito e sua luta incansável por uma nação melhor.

Parabéns a Bandeira Brasileira, ontem, hoje e sempre……………!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *