dia-da-consciencia-negra-3

 

Ontem o país inteiro comemorou o Dia da Consciência Negra, onde grupos afro e outras instituições teceram homenagens aos descendentes africanos que para cá vieram de maneira forçada, se fixaram, expandiram suas famílias e miscigenaram com outras raças que escolheram este país para viver. A pergunta que se faz é: Mesmo com toda comemoração temos verdadeiramente uma Consciência Negra para comemorar, festejar e homenagear???

O Site de Notícias CONTRA & VERSO aproveita estas datas que se tornaram municipais e estaduais em vários cantos da nação para que o leitor e internauta reflitam sobre o fato. Contrariando as expectativas o preconceito e o racismo aumentaram no Brasil, ou melhor, saíram do armário e antes o que era velado tornou-se público, escrachado, viral e violento. Atire a primeira pedra quem nunca olhou de lado, torto, de maneira enviesada para um negro próximo de si ou para um afro-brasileiro acompanhado de uma loira com corpo talhado e bem esculpido.

Alguns dados devem ser exibidos quanto ao fato que aumentam os argumentos pró e contra a data. Zumbi dos Palmares é o verdadeiro símbolo da luta contra a Escravidão. Há quem diga até que os negros são racistas deles mesmos. Outro ponto diz respeito as cotas para afro descendentes nas Universidades Públicas Federais. Não podemos esquecer que as ofertas de emprego para os negros são restritas e consequentemente, seus salários são tão reduzidos e diferenciados quanto a diferença salarial entre homens e mulheres.

Nunca se agrediu e de forma tão expansiva a raça negra quanto se faz atualmente no Brasil. Seja funcionária de uma residência, de uma empresa, seja atriz ou artista de cinema, televisão e teatro, seja universitário ou filho de sangue ou adotivo de quem quer que seja, nunca se viu tantas acusações, calúnias e difamações aos descendentes dos escravos que trazidos a força, fizeram o sucesso da agricultura cafeeira desta nação.

Eu pergunto quanto tempo levaremos para definir, aprender e exercer a educação que negro é raça e que necessita ser respeitado???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *