Sandro Matias_Educação

O tema que irei abordar hoje é um dos mais importantes e interessantes dentro do contexto de organização de uma cidade, da manutenção de um povo e do melhor funcionamento de uma comunidade, dando cidadania, conhecimento e discernimento as crianças e jovens.

Antes é bom frisar que existe uma diferença entre Ensinar e Educar. Ensinar faz parte do trabalho de um professor, ensinando tudo aquilo que a criança, o jovem e o adulto usarão por toda a vida, seja em Química, Física, Matemática, Português, Conhecimentos Gerais, Filosofia, Ciências, Geografia, História, dentre outras tantas matérias. Agora quando se fala em Educar, em Educação, estamos falando sobre as boas maneiras, como interagir com o seu amigo e grupo de amigos, como se portar a mesa, na casa de estranhos e parentes, que lixo é na lata de lixo, ou seja, tudo aquilo que é necessário para que um ser humano seja e tenha respeito perante a sociedade.

Neste caso vamos nos referir ao Ensino, ao que se aprende na escola, aos professores, aos nossos educadores.

Penso que ideal em Caraguatatuba seria montar uma estrutura para o ensino em tempo integral, com entrada por volta das 8 horas e saída às 15 horas. Para ocupar um dia tão cheio será necessário horário de esporte, alimentação, as matérias necessárias da grade curricular e outras que servirão para dar qualidade ao ensino e ao aluno, como noções de Direito, Turismo, Culinária, Circo e outras.

A Merenda Escolar poderia ter um cardápio sazonal, ou seja, com pratos feitos para o inverno, verão, outono e primavera ou apenas o rodízio de pratos durante o ano, para que o aluno não sentisse a mesmice na sua alimentação.

Aumentar a capacidade de informatização na Educação é outro grande objetivo a ser conquistado, com a consequente agilização de projetos, trabalhos e programas a serem discutidos e implantados. A reciclagem do professor é algo também que precisa ser analisado com carinho, pois só um professor atualizado pode dar o melhor de si aos nossos alunos. Quando falo em reciclagem, refiro-me também a estrutura de ensino, que deve ser a melhor visando o seu melhor preparo e o maior conhecimento do aluno.

A Educação, o ensino ministrado por nossos mestres é a base para todo e qualquer cidadão que necessite ter conhecimento para alcançar um objetivo, uma profissão, uma vida melhor para ele e sua família. Exemplos do passado dão conta do poder do ensino. “Construa mais escolas e menos Presídios serão erguidos”, ou então “Quer destruir um homem??? Tirem-lhe os livros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *