Nos últimos 30 anos a questão Ambiental ganhou notoriedade e tornou-se prioridade na gestão Administrativa em todos os níveis, pois uma cidade progressista e saudável é também preocupada com o Meio Ambiente. É neste ponto que o Selo Verde Azul é dado a São Sebastião por merecimento.

Dando sequência na série: “São Sebastião progride na Pandemia”, vamos abordar a concessão do Selo Verde e Azul, que é dada aos municípios que mais se preocupam com o Meio Ambiente.

O Selo Verde Azul é o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo quanto ao manejo, sustentabilidade, manutenção e cuidado do Meio Ambiente no município. A pesquisa foi feita no ano passado e a premiação ocorre no ano seguinte referente ao ano da pesquisa. A premiação ocorreu no início do mês passado.

Com isso São Sebastião poderá ter acesso aos recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, que serão destinadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico e a criação e estruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O objetivo principal é o fazer São Sebastião ser um município sustentável em termos de Meio Ambiente, o que de uma maneira ampla, favorece todos os setores e os moradores como um todo.

O cuidado com o Meio Ambiente tem como principal início as escolas, os alunos, a Educação como fator prioritário, pois é a partir das crianças que teremos uma Sociedade que vê importância no Meio Ambiente, formando uma geração com a mentalidade onde a poluição é vista como o principal inimigo do desenvolvimento e a Ecologia vista como aliado a melhoria na qualidade de vida.

Quando um município conquista o Selo Verde Azul significa que vem trabalhando para a sustentabilidade do Meio Ambiente em sua área territorial. Estes cuidados vem no cuidado com o lixo, com a sua reciclagem, nas obras para levar água tratada e tratamento do esgoto, nos trabalhos para reduzir o esgoto clandestino e na canalização de valas e águas pluviais.

Uma cidade que cuida do Meio Ambiente reflete na Educação, na Segurança Pública, na Infraestrutura Urbana, na área Social, na Tecnologia e até nas Finanças Municipais, pois um município sustentável gasta menos na reparação e solução de erros e problemas ocorridos em sua área urbana e rural.

Em São Sebastião tanto o Prefeito como a sua equipe preocupam-se diuturnamente no combate aos problemas e na procura de soluções para transformar a sua vida, o seu dia-a-dia em questão de honra, visando a sua maior comodidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *