Nos chegam algumas informações estranhas sobre a Saúde Municipal que não condizem com um atendimento básico e necessário aos usuários do SUS.

 

Mutirão

E a Secretaria da Saúde realizou um Mutirão de Eco cardiograma com os usuários para reduzir a demanda, que como sempre, é grande, com muitos pacientes a espera por muitos meses.

 

Eco Cardiograma

O exame é simples.  São colados alguns eletrodos em vários pontos do peito para que o aparelho faça a leitura dos batimentos cardíacos, fornecendo um completo diagnóstico para o médico Cardiologista.

 

Barbear

Para os homens dotados de pelos em excesso, se faz necessário o uso de um aparelho de barbear para que o eletrodo possa fornecer a real situação do coração.

 

Não Tinha

É aí que mora o problema. Um usuário do SUS mandou mensagem para a FM local reclamando que não pôde fazer o exame, visto que a Secretaria de Saúde não tinha o devido aparelho de barbear para o exame do paciente.

 

Defesa

Quando se esperava pelo menos que fosse solicitada uma posição da Secretaria quanto ao problema, o moço da latinha simplesmente acha um absurdo o usuário não levar de casa o aparelho para limpar o peito e poder fazer o exame. Pelo visto este mundo não tem salvação mesmo!!!

 

Obrigação

Só para o conhecimento do internauta, leitor e seguidor deste conceituado Blog, é obrigação da Secretaria de Saúde fornecer toda a estrutura necessária para a realização do exame.

 

Cardio

Baseado na indagação do moço da latinha vou me lembrar quando precisar colocar um Stent no Coração, de levar de casa o equipamento, para o caso da Secretaria não tê-lo se precisar.

 

Cirurgia

E no caso de uma cirurgia, lembrarei de levar o Anestesista, caso não haja nenhum como funcionário da Secretaria.

 

Urina

Já que estamos nesta situação, para os exames de Urina e Sangue os usuários deverão trazer de casa o pote e a seringa, juntamente com o algodão e o álcool para a assepsia.

 

Passado

Há pelo menos duas gestões, durante a vacinação Anti-Rábica, havia a vacina mas não havia a seringa para aplicação. O povo foi avisado antes e levou as seringas, mas xingou muito a Prefeitura na época.

 

Não Dá!!!

É Secretário Amaury, depois de chamar o povo que iria se vacinar contra Febre Amarela de Boiada, faltar equipamento para o Mutirão de Cardiologia é o fim da picada!!!

 

Comus

E os problemas na Saúde não param por aí. Em recente reunião do Comus – Conselho Municipal de Saúde houve discordância quanto ao Aditamento apresentado pela Prefeitura para a terceirizada João Marchesi, que cuida da UPA e UBSs.

 

Diferença

A diferença no valor era em torno de R$ 415 mil, entre a papelada apresentada pela Prefeitura e o documento em mãos de um dos Conselheiros.

 

Depois

E tem mais problema ainda. Nesta reunião os Conselheiros ficaram estarrecidos ao saber que o Aditamento já havia sido dado e aprovado pela Prefeitura. Se o Comus tem poder deliberativo como pode a Saúde apresentar sem antes a entidade opinar???

 

Temerosos

Comenta-se que um novo Aditamento teria sido feito, desta vez para o funcionamento da UBS do Massaguaçu 24 horas e que também não foi repassado e colocado em discussão no momento certo para o Comus.

 

Controladora

Outro comentário diz respeito a Secretária Adjunta da Saúde, Derci Andolfo. Segundo consta a mesma é extremamente controladora, sendo dela o nascedouro de várias discussões com o Comus.

 

Linha de Frente

Derci seria a linha de frente e ataque da Saúde no município, tendo em vista a pouca experiência e preparo de Amaury para lidar com os ferrenhos conselheiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *