Sazonalidade

Sazonalidade

O que é Sazonalidade? O seu significado vem de sazonal, de periódico, temporal, período que ocorre anualmente. Em Caraguatatuba a palavra Sazonalidade tem tudo a ver, pois vivemos um turismo sazonal, de períodos que ocorrem sempre na mesma época do ano. Como se as belezas naturais de nossa cidade, nossas praias lindas, o calor que aqui faz e a áurea de paz que aqui reina só ocorressem durante o Verão.

A Sazonalidade não é boa para nós. Trabalhar e ter movimento de turistas e conseqüentemente, movimento financeiro mais pesado apenas no Verão significa passar apertado o resto do ano e ficar a contar lamúrias nas esquinas da cidade, não esquecendo ficar rezando para que os feriados prolongados não chovam ou tenham algum evento de âmbito nacional que nos tirem os turistas. Não esqueça também dos feriados que caem longe das datas de pagamento!!!

Precisamos eliminar a Sazonalidade do nosso calendário. O ideal e mais prático é ter movimento o ano inteiro, com oscilações em alguns períodos, mas mesmo assim, com índices maiores do que os praticados atualmente.

Há quem diga que este texto é uma continuação do anterior, que falava sobre Turismo. Na verdade não está errado não, pois falar em Turismo em Caraguatatuba e não falar em Sazonalidade, certamente é ter um texto incompleto, pois infelizmente estes assuntos estão intimamente ligados.

A Sazonalidade só se resolve mostrando através da Comunicação que esta cidade é linda e maravilhosa em qualquer época do ano, que nossas praias são atraentes e gostosas todos os meses, sejam no inverno, no outono e principalmente na primavera e no verão.

Vencer a Sazonalidade significa investir pesado em mídia falada (Televisão) e inserir artigos em cadernos de turismo dos principais jornais de circulação nacional. Outra opção de vitória é o de perder um pouco no lucro durante os meses da baixa temporada, para ganhar na movimentação financeira. Preços baixos e alguns segmentos de mercado na baixa temporada são certeza de movimentação alta e sua manutenção nos anos posteriores.

Promoções do tipo “Venha do Feriado da Páscoa” e ganhe um final de semana em agosto, ou então visite Caraguá nos finais de semana de junho e agosto e ganhe 50% de desconto no feriado da Independência. Se não houver vontade de ambas as partes, leia-se iniciativa privada e poder público, com investimentos altos, continuaremos a ficar esperando a temporada de verão, fazendo reza brava para não chover nos feriados e marcando ponto diariamente nas esquinas da cidade, contando lamúrias e tentando arrumar um culpado para tudo isso.