Termina a Guerra do Transporte Coletivo em Caraguá

E a novela que tinha como Protagonistas a Prefeitura de Caraguatatuba e a Praiamar Transportes durou seis anos e terminou com um final feliz!!! Foram inúmeros embates Jurídicos e Políticos que movimentaram a cidade, trazendo consequências solucionáveis mas que serão inesquecíveis aos olhos dos usuários locais. Na verdade uma tragédia anunciada desde 2016 quando o então candidato Aguilar Júnior reclamava da atual situação e exigia melhorias. O final, feliz, era esperado por muitos e conjecturado por poucos; a vinda de uma nova empresa para a cidade!!!.

Em 2016 quando da Campanha Eleitoral pelas Eleições Municipais o então candidato Aguilar Júnior tinha como promessa uma melhoria no Transporte Coletivo na cidade e o alvo era direcionado a única empresa que mantinha uma Concessão deste tipo, a Praiamar Transportes, instalada na cidade a no mínimo 20 anos.

Usando do seu Poder Discricionário e da caneta, que simboliza um Chefe do Executivo, Aguilar Júnior, eleito para o Quadriênio 2017/2021 exigiu melhorias da parte da empresa, com objetivo de sanear os problemas e garantir mais qualidade aos usuários.

A sua primeira atitude foi a de congelar a Tarifa dos Transportes Coletivos, que havia sido atualizada em 2016 e por conseguinte, executar uma varredura profunda nos procedimentos operacionais da Concessionária, resultando em centenas de multas e ameaças de que, caso persista, poderia haver a quebra de contrato de 15 anos com possibilidade de renovação pelo mesmo período.

Aliás a Guerra do Transporte Coletivo em Caraguatatuba se divide em duas fases, respectivamente os dois Mandatos do Prefeito Aguilar Júnior, de 2017 a 2020 e de 2021 em diante. A primeira fase foi marcada por uma marcação por pressão da parte da Prefeitura, com vistorias incansáveis, multas as centenas, cobranças sem fim com o intuito de reorganizar e readequar o Transporte Coletivo na cidade e sempre quando havia possibilidade, críticas ferrenhas nos Meios de Comunicação, sem contar as ameaças de finalizar o Contrato de Concessão, iniciado em 2007. Ao mesmo a primeira fase da Guerra foi marcada pela Covid-19, seguida de diversas ações Judiciais relacionado aos Direitos e Deveres de cada uma das partes, incluindo aí valores não pagos, numerários que deixaram de ser quitados e suporte financeiro vinculado a Pandemia.

A partir de 2021 a Guerra tornou-se decisiva pois as cobranças vinham de todos os lados; Da oposição que mostrava o não cumprimento do Programa de Governo, da População, que pedia um melhor Transporte Coletivo na cidade e nos bastidores do próprio Governo, que precisava cumprir com os seus anseios.

Meses após a sua reeleição, Aguilar Júnior interveio na Praiamar Transportes por 180 dias, com o direito de prorrogar o prazo se for necessário. Neste período saneou as dívidas, aumentou o número de passageiros/mês, criou novas linhas e dinamizou a parte administrativa da Concessionária.

Ao final desta parte do imbróglio, que teve repetidas ações judiciais a Prefeitura não renovou a Concessão, contratando em Regime de Emergência a Fênix, que na primeira fase quase assumiu, também de forma emergencial, porém a Justiça negou o ato da Prefeitura. Junto com o período de Emergência, de 180 dias, renováveis por igual período, foi elaborado o Edital para uma nova empresa assumir o Transporte Coletivo Municipal em Caraguatatuba em definitivo. Na ocasião três empresas compraram o Edital, sendo uma delas ligada ao proprietário da Praiamar, sendo que na Visita Técnica apenas a Fênix se fez presente. Desnecessário dizer que a Fênix venceu o certame, com a Prefeitura decretando o início oficial das atividades para 1º de Junho deste ano.

E o último capítulo desta novela foi escrito em 22 de Maio último, num evento que reuniu a Imprensa Local e Regional, bem como Secretários Municipais, Vereadores, o Vice-Prefeito e, obviamente, o Prefeito Aguilar Júnior, que fez as honras de Mestre de Cerimônia no Teatro Mário Covas e anunciou a mais nova Concessionária dos Transportes Coletivos na cidade, a Expresso Fênix Viação Ltda.

Desde 1º de Junho a Expresso Fênix se apresenta na cidade com 55 carros ano 2021, sendo que apenas 50 serão usados, além dos carros do tipo MIDI, de tamanho médio que servirão para linhas onde o espaço para manobra é reduzido. Os carros terão WI-FI, Câmeras, Ar-Condicionado, Acesso para portadores de Necessidades Especiais, Reconhecimento Facial quanto ao uso do Cartão Magnético em 26 linhas, algumas delas novas, como a UBS Jaraguazinho até o Hospital Regional, Poço das Antas e Golfinho/Rio Marinas. Alguns pontos terão Totens e aparelhos de TV.

A Tarifa será de R$ 4,60 para pagamento com o Cartão Magnético e de R$ 5,10 para pagamento em dinheiro, com revisão anual todo mês de Junho, com base estimada em mais de 300 mil usuários/mês e mais de 380 mil Quilômetros/mês. O custo Operacional Mensal da Expresso Fênix varia de r$ 3.2 a R$ 3.6 Milhões, sendo que o mais alto item da Despesa é o Óleo Diesel, na casa dos 44%.

O valor da Tarifa será subsidiado pela Prefeitura com pagamentos mensais, prática que teve início na Capital do Estado e se estende hoje por centenas de cidades, como Ilhabela, São Sebastião, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos, dentre outras.

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